Morte aos bandidos

É urgente a mobilização da sociedade civil brasileira para exigir do Congresso Nacional a aprovação de uma Lei que estabeleça uma nova excludente de culpabilidade específica para policiais que – no desempenho da função – causem a morte de bandidos que estejam portando armas de fogo de origem ilícita e utilização restrita das Forças Armadas.

Pelas regras atuais qualquer policial que provoque a morte de um marginal será submetido a sindicâncias internas e responderá a um processo criminal , sendo que não raras vezes algum Juiz ou Tribunal acaba considerando que o agente público não utilizou os chamados “meios moderados” e, com base nisso, decreta-se a condenação penal , ainda que com uma pena moderada. Mas é uma condenação criminal !

E o que está acontecendo nas ruas das cidades em todos os pontos cardeais do Brasil é que os bandidos estão cada vez mais bem armados. Utilizam metralhadoras e fuzis de última geração – armamento que pela legislação é de uso PRIVATIVO das Forças Armadas – o que por si só denota a necessidade de que a Lei conceda imunidade aos agentes da Polícia .

Aprovada uma nova excludente específica qualquer policial que reagir atirando para matar estará imune , pois agindo em defesa da sociedade não se pode exigir moderação de um agente público quando, muitas vezes está lutando com armas desiguais, tamanho é o poder de fogo do crime organizado. Não podemos mais assistir passivamente bandidos ostentando arsenais de guerra contra a sociedade !

Atos de terrorismo e ataques a ônibus – incêndios criminosos de veículos – a via pública transformada em campo de horrores e parque do mal , sem que as autoridades que nos representam reajam à altura . Até quando ?

Escrevo este artigo na esperança de mobilizar outros tantos que pensam assim e que possam estas palavras chegar longe . Uma simples reforma legislativa pode dar segurança às forças policiais para que reajam impiedosamente a esses ataques e que não necessitem vacilar para abater criminosos .

Porque quando morre um policial ou um cidadão de bem quem paga a conta é a sociedade e as centenas de viúvas e dependentes desses cidadãos honestos que morrem , e que ficam sendo sustentadas pela previdência pública . Basta de hipocrisia ! – Que se confiram garantias aos agentes públicos das Polícias a fim de que não hesitem em atirar para matar quando enfrentarem bandidos munidos com arsenal de guerra.

Está aí – uma proposta simples e objetiva – posta a questão, por mais que possa parecer forte é mais do que necessário que a sociedade reaja . Não bastam os discursos inflamados e vazios daqueles que criticam simplesmente a Polícia . Devemos assumir nossa quota de responsabilidade como integrantes da sociedade e avalizar essas reformas tão necessárias à paz social que todos desejamos. Queremos de volta as ruas e os parques para o uso das pessoas de bem . Basta !