Mude você primeiro

Mude você primeiro

A reforma política desejada jamais será efetuada nascendo dentro das “casas” legislativas pois seus elementos sabem que isto traduz “perda” de facilidades que geram os rendosos conchavos.

Ela tem de começar na sociedade em pequenas ações em paralelo. Não vai acontecer através de grupos populares reunindo 10.000 pessoas (só se tiver cerveja) para assinar manifestos com exigências de ética por parte de nossos “representantes” públicos.

Ela vai acontecer com o somatório de atitudes pontuais (que não dependem de leis) nascidas em vários setores do cotidiano. Por exemplo:

1 – voltar a imprimir os hinos nacionais nas capas dos cadernos, tendo como fundo, uma imagem voltada para preservação de nossas riquezas.

2 – entoar estes hinos no horário escolar e festejos nas comunidades. Inclusive nas missas.

3 – Promover concursos literários juvenis. Tema: qualquer problema social que nos aflige.

4 – Uma vez por mês, professores devem debater a situação política nacional com seus alunos. Para isto os Mestres precisam ter garantias de que não serão atacados por malfeitores mirins.

5 – Promover enquetes entre os estudantes (acima de 15 anos) semestralmente sobre sua visão em relação ao gerenciamento de seu município.

6 – Fixar cartazes em muros (folha A4 xerocada) de escolas, sindicatos e assemelhados contendo protestos contra medidas danosas.

7 – Fotografar as barbaridades urbanas e colocá-las na imprensa e na Internet para mostrar o descaso de nossas autoridades.

8 –Exercer estas ações com regularidade para não perder o fôlego e atrair adeptos.

Outras centenas de sugestões nascerão por sua conta caso tenha sido contaminado pelas idéias acima.

Depois de adquirirmos estes hábitos de compreensão de nossa capacidade em realizar por conta própria, estaremos mais habilitados para criar mecanismos de grupo para fiscalização e cobrança das atitudes dos eleitos para cargos públicos. O melhor remédio para acabar com as “ratazanas” que infectam nossa sociedade.

Haroldo P. Barboza – Vila Isabel/RJ

Autor do livro: Brinque e cresça feliz

Haroldo
Enviado por Haroldo em 22/11/2010
Código do texto: T2629918