Minha sogra é insuportável.

Minha sogra é insuportável. Devo pedir o divórcio?

Todo relacionamento entre as pessoas, por si só, já é difícil. Mesmo entre pais e filhos, irmãos e irmãs, marido e mulher e também genros, noras e sogras. No caso do genro, especificamente falando, tem um agravante porque a maioria das sogras já vê no genro uma ameaça, alguém que vem sabe-se lá de onde e para quê e, quando menos se espera, "rouba-lhe a filha" de seu ninho.

Ela, a sogra, até que tenta gostar, faz um quitude quando o tal vai chegar, convida-o para assistir a televisão junto com todos, mas ele quer mesmo é sair, para longe de todos - e com a filhinha dela à tiracolo...

Quando enfim eles se casam, não pense que ela relaxa. Agora é que vai começar a espreitá-lo em tudo. Chega na casa da filha, sem avisar, reclama das coisas que ele não guardou, da torneira que não consertou, da toalha que ficou amontoada e molhada no banheiro e por aí vai...

Nas primeiras vezes, ele, meio envergonhado, até se recompôe e deixa para lá. Só que isso irá se repetir, a frequência poderá aumentar e a implicância também, até que o relacionamento do casal começará a sofrer interferências. Isso sem contar que a filha poderá concordar com a mãe e isso pode não ser uma boa atitude.

O que fazer, então?

No casamento, a sogra faz parte do "pacote", mas irá depender de muita conversa e decisões entre o casal para manter a ordem dentro de casa.

Nessa hora, a opinião e firmeza da filha contarão muito, e ela deverá conversar com sua mãe e definir como sua casa será dirigida, e por quem. Não se deve deixar que essa situação chegue a um ponto onde ficará cada vez mais difícil o equilíbrio. É preciso cortar o mal pela raiz, desde o começo.

E, para o genro, a sugestão é de agradar sua sogra. Não deixar que ela pegue um pretexto para começar a "desfiar o rosário". Antes, convide-a para passear junto com vocês, participe das reuniões na casa dela com disposição em ajudar em tudo e, quem sabe, até um presentinho de vez em quando irá cair como uma luva e o genro passará agora a ser para ela o xodó da família.

Agora, se seu casamento já estiver com problemas, melhor resolver com coragem e não colocar a culpa na sogra por mais esse problema e usar esse pretexto como uma desculpa para terminar o compromisso.

Se for preciso, reavalie a situação, converse muito com sua esposa e peça-lhe ajuda para esse entrave.Tente ver em sua sogra uma aliada para você e uma conciliadora para lidar com a sua esposa, pois ela, a sogra, no fundo o que quer mesmo é a felicidade da filha e você também faz parte desse pacote.

Então, a melhor coisa é conversar, achar os pontos positivos e viver em harmonia. Comece por olhar com mais carinho para ela, chegar com um sorriso, elogiar sua comida. Mande-lhe flores pelo dia da sogra... 28 de abril que, coincidentemente, é também o dia da educação.

Agindo assim, como inúmeras experiências comprovam, o genro potencializará as chances de a sogra vir a adotá-lo como um filho. O curioso é que, quando isso ocorre, em algumas situações conflitantes a sogra tenderá a tomar o partido do genro.

E por fim, lembre-se que é preciso separar as situações que incomodam e procurar soluções práticas para que isso não venha interferir negativamente em seu casamento.

Luiza Gosuen
Enviado por Luiza Gosuen em 11/11/2010
Reeditado em 25/04/2011
Código do texto: T2609359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.