Egomania

Recentemente tive a oportunidade de conversar com um amigo que estava em um emprego novo. Como estamos em Minas Gerais, não titubeei em lhe perguntar: “Uai, porque você por aqui em outro emprego"”? Ele afirmou: “Estava indo muito bem lá, recebendo até inúmeras homenagens por trabalhos vigorosos prestados na instituição. Mas saí, pois acho que não fui bem entendido numa confusão de pensamentos. Talvez os vermes incultos nos genes dos ciúmes beliscaram minha saída. Quiçá também já cansado pelas lides cotidianas provocadas pelos serviços, os quais, acabara de branquiar meus cabelos, que já eram quase neve”.

Ouvi, porém não retruquei. Devolvi a mim mesmo a ideia de que trabalho é Vida e quando feito com verdadeiro amor não cansa, mas diverte, progride e é salutar. Pegando uma carona neste fato e dando uma pequena polida no ego me fez vislumbrar um grande feito dedicado à sociedade frutalense quando idealizei trabalhar para conseguir uma faculdade para a nossa cidade e região, nas décadas de 80 e 90. Mais de mil arguições, pesquisas, contatos com vereadores, prefeitos, deputados e governador, bem como párocos, diretores de escolas, entidades. Várias viagens a Ribeirão Preto e Ituverava (em São Paulo), além de Uberlândia e Uberaba (em Minas Gerais). Após inúmeras correspondências aos poderes constituídos e instituições de ensino superior, enfim aconteceu o sonho almejado. Eis em Frutal o ensino superior.

Aconteceu! Mérito de um só? Não! Havia mais gente empurrando o carro em forma de uma comissão montada para tal. Eu estava no centro fazendo mais força, pois era o presidente da comissão. Alguns empurradores não faziam tanta força ou nenhuma e só acompanhavam. Algumas vezes davam um empurrãozinho, mas logo desistiam. Outros diziam: vamos largar disso, não está vendo que é um trabalho muito pesado e nós não estamos dando conta e perdendo tempo. Como eu não gosto de voltar atraz nos meus objetivos e caminhos, pensei: desistir nunca! E fomos em frente. Descansávamos um pouco e voltávamos à carga.

Empurrar o “carro”? Como, se não tinha carro? O carro era o projeto imaginário de uma faculdade em Frutal. Tudo que nós queremos devemos criar primeiro na mente. Se você quer uma casa, idealize que tipo de casa deseja e, se possível, já trace um projeto. A mesma coisa com uma bicicleta, um carro, um helicóptero ou até uma propriedade agrícola, uma mansão ou mesmo um barraco. Se você acreditar, trabalhar com afinco e com fé, certamente consiguira.

Então continuamos empurrando o carro. Vieram mais alguns pedreiros livres para ajudar a empurrar. Surgiram voluntários do mesmo grupo que também são lixadores das pedras e empurradores de muitíssima força, tanto fisica como monetaria e também passaram a lideraram o projeto. Enfim aconteceu! É a realidade de uma universidade gratuita com diversas disciplinas para mais de 1500 alunos.

Existem duas frases bíblicas que dizem: “não colocar a luz debaixo do alqueire” e “a mão esquerda não precisa saber o que a direita fez”. Uma redundância é o entendimento destas frases. A primeira sugere levar à frente as boas novas em forma de constante renascimento. A segunda é contrária ao cocoricó das galinhas ao botar o ovo. Ou seja, o bem que você faz voluntariamente ao seu semelhante não precisa ser divulgado.

O ego não leva a nada na construção da Vida. Porém o ser humano é movido muitíssimas vezes pelos direitos inerentes aos mesmo, que são: viver, amar, ser amado, ser útil e ser reconhecido. Na Seicho-No-Ie existem oito normas fundamentais para os praticantes da mesma, que são:

1ª Agradecer a todas as coisas do Universo.

2ª Conservar sempre o sentimento natural.

3ª Manifestar o amor em todos os atos.

4ª Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos.

5ª Ver sempre as partes positivas das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas.

6ª ANULAR TOTALMENTE O “EGO”.

7ª Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível.

8ª Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias, sem falta. (Dedicar de 10 a 30 minutos diarios para oração, substitui a Meditação Shinsokan para quem ainda não sabe pratica-la)

Você notou ai a 6ª norma, onde destacamos em maiusculo, "anular totalmente o ego", e uma maneira de não estar apegado a essas coisa materiais, mas eu acho, neste caso que anular totalmente, é algo para um crescimento espiritual elevadissimo, como andando nas nuvens, ou sobre as aguas, como o "Mestre Jesus".

Voltando aos empurradores do carro, especialmente aqueles que por décadas empurraram com mais força, especialmente o presidente da comissão antigam nunca foram convidados nem para limpar um sanitário da universidade, sendo os louros colhidos exclusivamente aos empurradores mais recentes e aos politicos, em especial aos mais influentes em politicas partidarias.

José Pedroso

Primavera de 2010

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 19/10/2010
Reeditado em 20/10/2010
Código do texto: T2566040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.