INVEJA

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre:

Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Meu comentário:

En resumen, A inveja é uma doença degenerativa, que envolve psiologicamente as pessoas que sofrem deste transtorno, tornando-as capazes de realizar qualquer tipo de destruição ou auto-destruição, para se livrar do sentimento da posse do que é do outro.

Em alguns casos é possivel presenciar o transtorno muito mais abrangente, quando em longo prazo o doente não consegue se superar dentro do que outro é, a inveja mais forte é a intelectual, e com esta o doente não consegue vencer, partindo assim para agressões, gritarias, ataques de histeria, choro e até mesmo destruir a própria imagem, se colocando de vítima e tentando destruir a reputação da pessoa que ele inveja.

Já comentei aqui que considero a inveja algo perigoso, não por medo, mas por que as pessoas não conseguem lidar com isso muito bem, só a entendem depois de arrasarem com qualquer situação, a minha sugestão é procurar manter a calma e procurar um especialista no assunto, antes que seja tarde e tenha se auto destruido.

Abraços Poéticos, Longa saúde a todos!

ANGELBORGESNINA
Enviado por ANGELBORGESNINA em 18/10/2010
Reeditado em 18/10/2010
Código do texto: T2563782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.