Meu Brasil, que futuro reservaram para você?
Essa terra amada e tão cantada pelos artistas está pobre de vergonha e pobre de sonhos. Uma terra tão linda e tão abençoada não pode ser varrida pelo vendaval da imoralidade nem deixar sucumbir nos labirintos da ignorância os seus sonhos.
O Brasil, desde o seu descobrimento, foi alvo de cobiça dos estrangeiros, e muitas lutas foram travadas para que garantíssemos nossas riquezas e a nossa soberania.
Vultos extraordinários participaram da nossa história como verdadeiros patriotas e deles muito nos orgulhamos. Como esquecer um Castro Alves que com sua poesia social e de protesto, tornou-se uma das figuras principais da Abolição da Escravatura?
Sentimos o coração bater forte quando lemos a Canção do Exílio, falando das belezas de nossa Terra.
Os romancistas também participaram de vários momentos de nossa história com grande desempenho, legando-nos mensagens maravilhosas a respeito das diversas passagens políticas que vivemos ao longo de nosso processo democrático.
A politicagem e o interesse mercantil sempre existiram dentro do contexto nacional. Até a própria República se deu de maneira estranha, pois o povo dela não participou.
Assim, o Brasil foi fazendo e esquecendo sua história. Tudo aconteceu!. Nem tudo se resolveu...
Hoje...bem... Hoje parece que os brasileiros estão apáticos diante dos múltiplos acontecimentos políticos. Não sei se o patriotismo está fora de moda ou se os jovens pintaram suas caras "para inglês ver."
Oswald de Andrade e Mário de Andrade, se vivos, não sei o que escreveriam sobre o nosso Brasil.
É, meu querido Cassiano Ricardo, lá do céu, você deve estar triste, achando que o Brasil não se tornou uma grande nação conforme seu desejo.