A guerra sempre tem um preço muito alto

A GUERRA SEMPRE TEM UM PREÇO MUITO ALTO

Deus criou o céu, a terra, o mar e todos os seres existentes neste imenso universo. Viu que tudo ficou perfeito, mas precisava de alguém com uma inteligência diferenciada dos animais para habitar e dominar toda esta obra prima da natureza, feita com perfeições sobre humanas. Então ele criou o homem e do homem criou a mulher, ambos a sua imagem e semelhança.

Porem o homem ainda recém criado, já começou a violar as leis do seu criador. Por causa da desobediência, até hoje o homem vem pagando um preço muito alto. Alguns até deixaram de seguir o principal mandamento da lei Divina, que é Amar A Deus Sobre Todas As Coisas E O Próximo Como A Se mesmo. Muitos homens passaram a ver no seu semelhante o seu pior inimigo. Outros chegaram ao extremo de fazerem dos seus semelhantes seus escravos, tornando-os propriedades particulares.

Desde os tempos mais remotos, muitos homens já usavam sua inteligência, o seu poder político, econômico e social para sobressair em todos os aspectos diante do seu semelhante e se tornarem cada vez mais importantes.

Esta imensurável inteligência que Deus deu ao homem com o propósito de fazer somente o bem passou a ser usada para construir um terrível arsenal de guerra para se defender do seu pior inimigo que sem duvida alguma passou a ser o próprio homem.

Quantas crianças recém-nascidas que já morreram, mas poderiam ter sido salvas? Quantas crianças de rua poderiam ter sido desviadas do mundo do crime? Quantas pessoas analfabetas poderiam ter sido alfabetizadas? Quantas pessoas não teriam morrido de fome se tivesse alimento suficiente ao alcance de todos? Quantas pessoas não teriam morrido se tivesse um ótimo atendimento médico para todos? Quantas pessoas não teriam sido mutiladas nas guerras e teriam vivido mais e melhor, se o homem não tivesse usado sua inteligência para construir bombas atômicas, armas químicas, aviões de guerra, mísseis teleguiados, canhões, tanque de guerra, e uma infinidade de armas super modernas capais de destruir uma nação inteira dentro de poucos minutos.

Entretanto a arrogância e a prepotência de muitos líderes políticos, chefes de nações levaram o homem a investir somas incalculáveis para inventar e fabricar este terrível arsenal de guerra, que só serviu até hoje para destruir vidas humanas, deixar crianças mutiladas, órfãs de pai e mãe, destruir nações inteiras acabando com tantos sonhos lindos de milhares de pessoas inocentes, cheias de vida que foram enterradas sob os escombros e irrigadas com o seu próprio sangue. Tenho certeza que nenhuma hecatombe como a de Hiroxima, a de Adolf Hitler na Alemanha, de 11 de setembro nos Estados Unidos, a guerra do Iraque e tantas outras não teria acontecido na face da terra se o homem fosse mais humano, amasse o próximo como a se mesmo e usasse sua inteligência apenas para fazer o bem.

Enquanto homens do Corpo de Bombeiros, religiosos, médicos e voluntários, arriscam suas próprias vidas para salvar pessoas, soldados jovens, cheios de vida, morrem nas guerras todos os dias, como cães sarnentos, longe do seu dono, sem saber até por que estão lutando, apenas sabe que estão ali no campo de batalha cumprindo ordens do seu chefe, ou do seu presidente que muitas vezes nem chega perto dos campos de guerras. Enquanto o presidente da nação está no seu gabinete no ar condicionado com todas as mordomias existentes, milhares de soldados e civis inocentes estão sendo mutilados pagando com as próprias vidas por decisões de pessoas arrogantes, que de ambos os lados, acobertados pelo poder político e militar preferem provocar uma hecatombe a fazer um acordo diplomático sem usar as forças armadas.

A paz tão almejada pelo criador do homem está se tornando cada vez mais difícil entre os povos. São tantos os conflitos recheados com todos os tipos de violência, que está fazendo a guerra virar rotina na vida do cidadão de hoje. A desobediência do homem e a falta de amor ao próximo, fizeram a violência se generalizar de tal forma que as guerras estão acontecendo em vários setores da sociedade. São tantos meios de violência que o cidadão de hoje está vivendo constantemente diante do fogo cruzado e de ameaças constantes de seqüestro, de assalto e de ataques terroristas. Até mesmo dentro das próprias famílias os conflitos estão acontecendo com muito mais freqüência. As drogas, a infidelidade, a desobediência dos filhos, a falta de compreensão de compromisso e de diálogo estão levando muitos casais a se divorciarem, passando a viverem numa constante guerra familiar.

No transito também não é diferente, nem mesmo leis duras com processo criminal está evitando a guerra que mais mata no Brasil, a guerra da imprudência e da falta de respeito com o próximo. Muitos motoristas estressados pra ganhar um minuto de tempo tiram em um minuto a vida de milhares de pessoas inocentes. Mas a pior guerra está no mundo negro do crime. Nesta batalha a vida não tem preço, o amor ao próximo não existe. A disputa pelo mercado da droga e a ganância pelo poder é tão grande que provavelmente esta guerra não acabar tão cedo.

Para finalizar quero falar de uma guerra diferente. É a guerra do homem contra a natureza. Esta é uma das batalhas mais longas da historia. Nos últimos anos a tecnologia tornou-se a maior aliada do homem nesta batalha contra o meio ambiente. O homem com sua ideologia de conquistas venceram muitas batalhas contra o meio ambiente. Derrubou milhares de florestas sem plantar nenhuma sementinha em troca, construiu gigantescas fábricas poluentes sem tomar nenhuma prevenção, construíram bilhões de automóveis, aviões, navios, máquinas que liberam a cada segundo uma tempestade de gás carbono na atmosfera e ainda achou que tudo estava correto.

Entretanto a mãe natureza cansou de ser atacada e resolveu contra-atacar despejando sua fúria contra seus opressores: Muitas enchentes desproporcionais estão inundando cidade inteira em várias partes do planeta. A temperatura aumentando, geleiras derretendo e o mar invadindo várias cidades costeiras. Tempestades, furacões, terremotos e tisnames estão acontecendo com mais freqüência.

Esta guerra poderá durar muito tempo ainda e milhares de pessoas inocentes estão pagando com a própria vida. Está na ora de parar com tantas guerras e levantar a bandeira da paz e fazer novamente deste planeta o paraíso que Deus criou.

Helio R. Braz

Vice-Presidente da A.A.L.

Cadeira N° 10

goiano
Enviado por goiano em 19/09/2010
Código do texto: T2507362