Somos apenas preconceituosos?
Há no dicionário Aurélio a seguinte definição:
Preconceito: conceito antecipado; opinião formada sem reflexão, superstição; prejuízo.
A todo preconceito, contudo, corresponde uma atitude discriminatória.
Afirmar-se que em nosso país não há racismo, ou discriminação racial, mas apenas 'preconceito racial', é enfiar a cabeça na terra, como fazem os avestruzes!
Conta-se que em certa ocasião, o famoso bandido Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, pediu hospedagem numa grande fazenda. Tremendo de medo, o proprietário indicou-lhe a capela, desculpando-se: “É o único lugar à vossa altura, capitão. Não tenho lugar melhor...”.
Oferta aceita, Lampião avisou que ia partir antes do sol nascer, ficando o fazendeiro certo de que o bando 'rasparia' as imagens e relíquias valiosas que por lá se encontravam.
Qual não foi sua surpresa, já manhã alta, após a partida da 'comitiva', quando foi à capela verificar o 'estrago' que havia sido feito e constatou que os cangaceiros haviam respeitado os santos. Sob cada imagem havia uma nota de mil réis. Menos sob a imagem de São Benedito.
Muitos anos depois, Lampião e seu bando retornaram àquela mesma fazenda e o proprietário ousadamente, mas intrigado e cauteloso, lhe indagou o porquê dessa atitude.
O cangaceiro, caçado pela polícia de sete estados da federação, ele próprio um homem de pele escura, respondeu: “E lá existe santo preto?!”.