LIDERANÇA POLICIAL MILITAR

LIDERANÇA POLICIAL MILITAR

Por José Valdeci de Souza Martins1

Tive a grata satisfação e o privilégio de ser formado pela primeira e única turma de Policiais Florestais, hoje Policiais Militares Ambientais - PMA, curso de outubro de 1986. Posso afirmar com propriedade que tivemos a melhor formação dentre todas as turmas, até mesmo por ter sido uma turma de formação especial, onde iriamos atuar no Pantanal, isso é, preservar o meio ambiente.

Por problemas meramente pessoal, não tive a sensação honrosa de poder atuar juntamente com os meus colegas de turma, isto é, na Policia Florestal, seguindo outros rumos na corporação. Aproveitando, é importante frisar que dos formados na Policia Florestal, poucos ainda fazem parte daquela unidade Policial Militar.

Depois de alguns meses de trabalho nas ruas de Campo Grande (no policiamento ostensivo a pé, sem colete, sem algemas e com um 38 de cinco munições na mão), percebi o quão importante foi a minha formação e com quanta responsabilidade eu estava a partir daquele momento, com tão pouca idade eu estava tendo, e me conscientizando que ser Policial Militar é difícil, onde me orgulho de ter sido do 1º Batalhão de Policia Militar - 1º BPM, que foi o principal responsável pela competência profissional de muitos Policiais Militares que hoje temos e que passaram pela nossa corporação.

Precisamos ser honestos conosco mesmo e deixarmos de lado a hipocrisia: para o cidadão - o policial comunitário. Para o bandido - os rigores da lei. Fazer parte de grupo especial de impacto NÃO significa deixar de ser comunitário, significa ser combatente e competente, sendo eficaz e ter uma superioridade técnica visível a qualquer olho.

Na minha formação, bem como no 1º BPM onde tudo começou, tivemos grande comandantes. Nem todo comandante é um líder nato, mas todo líder é um bom comandante. Liderança é um fardo pesado, ser líder é se preocupar com o bem estar de quem está sob seu comando e sentir na carne cada comandado ou até mesmo cada morto que estar sob suas ordens, já que o soldado morreu por estar cumprindo determinações suas.

Liderança não é para qualquer um e não é lendo livros de qualquer quantidade de páginas de autores estrangeiros ou outros maquiavélicos, que um homem vai se tornar um bom comandante. Liderança nasce com a pessoa. Ser líder é se penalizar a cada erro cometido, pois cada erro seu, cada engano, cada ordem errada ou mal planejada, pode acarretar a morte de pessoas e o sofrimento de famílias inteiras.

Não pode se dizer líder um homem (comandante) que nunca esteve com seus homens (comandados) em um campo de batalha, que não carregou o corpo de um dos seus feridos em combate, que sempre está longe do teatro de operações ou que só chega depois de tudo consumado. Líder, uma palavra com significado tão forte como a palavra mãe, aquela que protege, que ama, que dá a vida por sua prole, que castiga sim, mas para o bem de sua cria, assim deve ser um líder, e assim é a nossa Instituição Policial Militar..

Infelizmente, existem policiais que se acham superiores aos outros, mas graças a Deus, esse tipo de superioridade está diminuindo gradativamente e consideravelmente, porque não é justo sermos humilhados, desprezados ou menosprezados por fatores que independem de sua vontade.

Cabo PM Martins
Enviado por Cabo PM Martins em 01/06/2010
Código do texto: T2293438
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.