Polidez: Senso Comum Numa Interação Social
Nos diversos contextos de Interação Social, os atores envolvidos apresentam uns aos outros diferentes linhas de conduta que deverão ser mantidas, mediante as estratégias de polidez sociointeracionais que visam rupturas e conflitos nessas interações sociais.
A capacidade de um indivíduo exibir o poder terá efeitos diferentes, dependendo do modo como interage com os demais, no sentido de que as rupturas e os conflitos numa Interação Social podem trazer consequencias embaraçosas nas relações familiares, profissionais e sociais.
A Polidez numa Interação Social, em que as negociações são feitas em ambientes, muitas vezes, hostis e sempre inesperados, como é o caso de alunos que chegam à escola com um grau de escolaridade muito baixo, trazendo para sala de aula, o seu conhecimento adquirido no seu meio socioeconomico, no discurso informativo e nos interesses desses alunos, a Polidez facilitra a interação, quanto maior for o interesse no contexto, e daí mais importante se tornará à Polidez. Já que a unilateralidade da situação permite a abordagem face a face, pois , a entonação da fala será fundamental para passar a ideia de cortesia verbal ou polidez.
Os bons modos, as boas maneiras, a gentileza, a cortesia, a etiqueta, o respeito, a consideração, a fineza, o trato social, a amabilidade, enfim a Polidez sinaliza o resultado da boa educação do indivíduo num contexto social.
Sua falta não costuma ser denunciada , diretamente, pelo outro, embora as pessoas tendem a comentar com terceiros noutra oportunidade.
A polidez é como um "cristal' que precisa ser lapidado para tomar forma exuberante. Infelizmente, tratando-se de pessoas, somente o tempo e a educação para formação nos seus atos e suas palavras.
Também, sabemos o quanto é difícil reeducar um ser humano adulto que ignora os seus maus modos ou, que conscientemente, escolheu caminhar na contramão do trato social.
É trivial para uma boa Interação Social dizer "palavrinhas" mágicas como: por favor, desculpe-me, muito obrigado, e isso só se aprende pela educação.
A falta de Polidez pode ser um efeito de mudanças dos valores no mundo. E, a convivência na escola revela que esses alunos estão longes de serem cordiais, e suficientemente civilizados.
Desse modo, a compreensão ao ato de fala literal exige ao mesmo tempo o processamento do que é explicitamente dito e a capacidade de ir, além deste significado literal para perceber a Interação Social nos momentos de comunicação. Em outras palavras, quem escuta deve ser capaz de, simultaneamente, compreender o significado literal , e não da conversa, o que o indivíduo diz e o que pretende dizer.
Em respostas a esses questionamentos, o texto, para tanto, observa que os falantes, num processo comunicativo, por sua vez, de acordo com suas respostas parecem querer que na relação haja respeito, paciência e compreensão.
Essas manifestações de afeto, emoção, amor, paciência referidas pelos integrantes numa Interação Social distingue-se como uma relação de bom senso comum.
Nas interações sociais, os participantes agem de duas formas para manter sua imagem pública: a ação do falante que pode ser defensiva, quando utiliza a linguagem de modo a manter a salvo sua própria face, ou, protetora e, quando tenta salvar a face dos outros participantes na interação.
Porém, considera-se mais importante numa conversação evita a ofensa do que conseguir o objetivo de clareza e, complementar as regras de clarezas formuladas numa Interação Social, onde buscamos comunicar um sentimento favorável à Interação Social.
Este favorecimento se obtém com mais facilidade se conseguirmos que o ouvinte pense bem de nós. Assim, conseguimos atingir o objetivo, que é fazer com que o ouvinte sinta-se bem nessa conversação.
Mediante tudo que foi escrito no texto, observamos que as regras de comportamnto verbal , durante uma conversa representa a efetiva participação dos falantes no jogo interacional atento numa Interação Social. Se algumas das regras desse jogo forem violadas, os participantes deixam de estar numa relação pacífica e amistosa, assumindo uma posição de guarda dentro de um ring.