EVITE SER PRECONCEITUOSO

O dicionário define assim a palavra preconceito: Conceito ou opinião formados antes de se ter os conhecimentos adequados.No Romance intitulado OS COQUETÉIS DA DONA ADÉLIA publicado anteriormente em A FOLHA há uma passagem que é um verdadeiro exemplo de preconceito. Margarida, a esposa do presidente da empresa vai à sede e entra na sala do marido, que está ausente. A secretária que é de pele escura fala que na ausência do presidente ninguém pode entrar na sua sala. Veja a seguir essa passagem: – A senhora não tem o direito de estar nesta sala nem de utilizar esse computador. O senhor Maldonado me deu ordens formais. Na sua ausência ninguém deve entrar nesta sala e muito menos tocar no seu computador. Disse-me uma vez que nem mesmo a senhora. – E quem é você sua negra – fala a Margarida irada – para me dizer tudo isso? Eu sou a sua patroa aqui e você terá de fazer o que eu mando: – A senhora não é a minha patroa não. O meu patrão é o senhor Maldonado, – falou a Benedita – fique sabendo que vou mandar chamar um segurança para fazer a senhora sair desta sala. Logo chega a Fernanda Marçal perguntando o que se está passando. Posta ao corrente da situação ela fala: – Dona Margarida, por favor, saia desta sala, como lhe pediu a dona Benedita. Aqui não é o lugar da senhora. – Aqui não é o vosso lugar, pois são negras. Como foi possível a empresa admitir negras? Vocês são gente de classe inferior. – falou irada a Margarida. – Somos negras, mas somos eficientes no nosso trabalho. Por isso me acompanhe, por favor – fala ainda a Fernanda.

– Ah você deve ser aquela favelada de quem o Rui fala mundos e maravilhas. Como foi possível admitirem uma favelada? – diz ela com desdém. – Fique sabendo que tanto a dona Benedita como eu somos faveladas, mas lutamos muito na vida para chegar aonde chegamos. Depois ser favelado não é desprezo. Temos artistas, grandes futebolistas e até ministros que vieram das favelas. – Ah. Ah. Ah. Deixa-me rir. Ministros favelados, você deve estar louca. – falou a Margarida hilariante. – A senhora nem parece ser brasileira, porque toda a gente sabe que a ex-governadora e ministra Benedita da Silva foi favelada também. Mas estamos a perder tempo. Venha comigo! – diz a Fernanda decidida

O preconceito dela contra duas excelentes funcionárias, por causa da cor da pele, não é isolado. Quando uma pessoa escura entra numa loja o pessoal encarregado da segurança abre o olho. Como constatamos o preconceito racial faz parte do dia a dia do brasileiro seja negro, pardo ou branco. O caso daquela mãe escura que foi acusada pelos passageiros do ônibus de ter roubado uma menina branca, é um outro exemplo disso: Na época a mídia falava de mulheres que roubavam crianças nas maternidades. Assim para aquele povo uma negra com uma criança branca no colo, só podia ser um rapto de neném. Queriam parar o ônibus e chamar a polícia. E aquela criança era a própria filha da senhora escura. O preconceito não é só contra os negros. Uma novela mostrava o preconceito duma família de Copacabana contra os habitantes da baixada fluminense.

Há preconceito contra os favelados, contra os índios, contra os pobres, contra os ricos e até contra os brancos.

Leia na Bíblia Atos 17:26 onde mostra que Deus: Fez de um só homem toda a nação dos homens para morarem na terra inteira.

Isso quer dizer que a humanidade é uma só raça. Todos os seres humanos foram criados por Deus, desta forma todos nós somos irmãos. Assim não existe nenhuma razão válida para termos preconceito contra outro humano seja de que cor da pele seja, more ele em que país more ou em que bairro more. Embora os humanos sejam preconceituosos, felizmente Deus não é. Ele considera seus filhos todos iguais. Um dia Ele fará com que realmente todos os humanos vivam na Terra em Paz e Felicidade, sem nenhum preconceito. Assim caro leitor imite a Deus, nunca seja preconceituoso.