Lei seca em um País brando. Funciona?

Todos os dias faço uma leitura nos jornais sobre o que anda acontecendo mundo afora. E ontem, me chamou atenção uma matéria no portal terra sobre um acidente que ocorreu em Canguçu (RS), onde uma caminhonete se chocou contra um carro. Resultado: 04 vitimas fatais de uma mesma família. Detalhe: O motorista que provocou o acidente estava bêbado. Lendo mais sobre o caso, também vi que ele (o psicopata-motorista) pagou uma fiança de R$ 1000 e vai responder em liberdade o crime de –pasmem!!! – homicídio culposo, ou seja: o que NÃO tem intenção de matar.

Vários questionamentos me fazem cada vez mais desacreditar nessa corja que é o nosso legislativo. Como pode uma lei ser criada para reduzir o numero de acidentes nas estradas brasileiras que diz que o condutor não pode produzir provas contra ele mesmo? Como pode uma lei deixar tantas brechas assim e colocar valor ante a perda de vidas de brasileiros? A lei não pode conter brechas que possam ser interpretadas de formas diferentes por quem as julga. Um delegado (como no caso citado) não pode simplesmente enquadrar um assassino desse em homicídio culposo, já que uma pessoa quando bebe e mesmo assim, dirige tem a total consciência que as chances de ocorrer um acidente são reais e, portanto deve ser real, e acima de tudo, rígida a punição para tal irresponsabilidade. Quando é que os nossos políticos vão perceber que leis são feitas para serem colocadas em pratica e não para preenchimentos de mais e mais papéis. E quando NÓS brasileiros vamos ser passivos a essa realidade? Quando a vitima for alguém que amamos? Ou quando nós formos a vitima em questão?

Uma dica: encham a caixa de email do congresso com cobranças, se não for suficiente procurem a imprensa. Denunciem. Ser brasileiro deve valer alguma coisa.

Em tempo de ficha limpa e eleição (principalmente) devemos fazer valer o nosso voto, a nossa voz, pois somos nós que elegemos quem vai nos representar e é dever nosso cobrar quando o assunto é impunidade, que nesse caso, começou no Congresso Nacional com uma elaboração mal sucedida de uma lei que deveria nos proteger desses psicopatas habilitados.

“O povo não deve temer seu governo... O governo é quem deve temer seu povo”

Contatos:

Twitter: @Al_eDu

www.facebook.com/alm.edu