O que é ter saúde de fato
Já faz quase 80 anos que a OMS mudou o conceito de saúde de ausência de enfermidade para bem estar físico-mental e social. Mas será que isso é suficiente? Será que uma pessoa que goza desse bem estar implantado nesse tripé materialista goza de verdadeira saúde? Por que é que, à medida que passam os anos e a medicina progride, as doenças não cessam; pelo contrário, aumentam cada vez mais?
Isto mostra que, em algum lugar há uma falha que precisa ser eliminada. Será que uma pessoa que vive bem socialmente e física e mentalmente vai muito bem goza de verdadeira saúde? Tudo que é visível aos cinco sentidos não passa de projeção da mente. A maior definição de ilusão é sofrer achando que existe aquilo que na verdade não existe e se precipitar pensando que não existe o que realmente existe. Os que não acreditam em Deus pensam que Ele não existe porque não pode ser visto através dos olhos físicos. É porque a grandiosidade de Deus foge a nossa percepção e isto é óbvio. Mesmo um copo colocado a nossa frente se crescer até o infinito não pode ser visto pela visão limitada do homem.
Existe um recurso que nos capacita ver Deus, ouvir Sua voz e seguir Sua orientação que é a meditação. Não a meditação que se resume a melhorar o cérebro. O cérebro tem sua importância, sem dúvida, mas ele não passa de um órgão físico que vai se desintegrar e desaparecer com a morte do corpo carnal. É preciso ir mais além, transcender o cérebro e penetrarar nas profundezas da mente onde Deus se encontra. Quem nega Deus sem nunca ter penetrado no interior de si mesmo não pode garantir que Ele não existe só porque nunca O viu nem ouviu Suas orientações.
A verdadeira saúde, aquela que vai além do tratamento médico e dos remédios materiais que geralmente curam uma doença provocando outra (e isso geralmente acontece com a maioria dos pacientes internados em estado grave) só pode ser alcançada com a paz espiritual de quem tem Deus como seu grande médico. Quando chegar a nossa hora, partiremos para o andar de cima com ou sem tratamento médico porque é a força vital que mantém a chama da vida, o resto é paliativo material e é bem vindo, sem dúvida.
A verdadeira saúde abrange corpo, mente e espírito. O espiritualista não precisa ser religioso se assim preferir, mas penetrar na essência de sua própria vida. Há uma meditação denominada Shinsokan que significa pensar, ver e contemplar Deus com os olhos da mente. Pratico-a há pelo menos 30 anos e minha vida é um fluir de bem estar, saúde e felicidade. Aconselho-o(a) a se informar e começar também a praticá-la, não importa se tem ou não religião. Depois me conte os resultados. Que Deus, que se encontra em seu interior abençoe-o intensamente.