AUTOCUIDADO
Hoje é dia 26 de dezembro de 2024, minha primeira postagem no Recanto das Letras.
Vou conversar um pouco com você sobre um dos temas do meu livro “Os Nossos AUTOS Edificando a Saúde Emocional”, Editora Scortecci, 2024.
Um dos AUTOS é o AUTOCUIDADO.
O autocuidado é direcionar a nossa atenção, o cuidado, a preocupação para nós mesmos, buscando entender as próprias necessidades e desejos, sejam em termos físicos ou nos aspectos mental e emocional. Não significa ser egoísta ou não se importar mais com as outras pessoas, mas é nos incluir na lista de pessoas importantes.
Quem já viajou de avião já ouviu a orientação dada pela comissária de bordo, antes do avião decolar:
“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie a criança ou a pessoa ao seu lado”.
Se a cabine de uma aeronave perder a pressurização, em alguns segundos nós desmaiaremos por falta de oxigênio. As máscaras nos fornecem oxigênio para ficarmos conscientes por mais algum tempo e, assim, além de nos cuidarmos, temos condições de ajudar a quem estiver ao nosso lado.
Autocuidado e autoestima são inseparáveis, promovem equilíbrio emocional, melhora a minha relação comigo e com as pessoas que fazem parte do meu convívio. Por isso ao identificar em que ponto estamos sendo descuidados, abrimos possibilidades para que o autocuidado negligenciado seja reestabelecido.
• O AUTOCUIDADO FÍSICO inclui as atitudes para com a nossa Saúde Física e nosso corpo: hábitos de higiene, alimentação saudável e hidratação, prática de exercícios, qualidade de sono/dormir bem, carga de trabalho, relaxar, consultas médicas e exames periódicos (preferencialmente, preventivos), dançar, cantar, passear, caminhar.
• O AUTOCUIDADO MENTAL é cuidar da nossa mente, o cognitivo, o conhecimento. É sobre o que pensamos e o que sentimos; nossas crenças refletindo sobre o nosso comportamento e nossas emoções.
• O AUTOCUIDADO EMOCIONAL, relacionado com as emoções, é entender como nosso emocional tem afetado nossa vida e nossas relações, como nos comportamos em relação a essas emoções. É trabalhar o autocontrole para enfrentar melhor os mais diferentes sentimentos e situações no dia a dia. É o manejo do estresse, do medo e da ansiedade. Autoperdão, positividade e autoconhecimento.
• O AUTOCUIDADO SOCIAL é identificar como somos afetados pelo contexto em que estamos inseridos, uma vez que a nossa saúde depende de fatores biopsicossociais. Inclui a participação em grupos, manter relações saudáveis com amigos e familiares, aceitar convites, rir mais, praticar a solidariedade. Empatia. É dar e receber. Ouvir e ser ouvido. Pertencimento e engajamento.
• O AUTOCUIDADO INTELECTUAL é ampliar os horizontes do conhecimento estimulando o cérebro a ter pensamentos mais críticos e analíticos, desenvolvendo um raciocínio mais criativo e lógico.
• O AUTOCUIDADO ESPIRITUAL é manter-se conectado com o lado espiritual através de práticas e ferramentas que promovem a evolução espiritual: meditação, yoga, contato com a natureza, praticar o silêncio, orar e ser a melhor versão de si mesmo.
PERGUNTO:
O Autocuidado é algo que você coloca na sua rotina?
Observe se no seu dia a dia sua preocupação com as pessoas que estão ao seu redor está demandado mais tempo e energia voltados para elas em detrimento a você mesmo.
Olhe para o seu interior, “converse com os seus botões” e identifique quais são as suas necessidades, quais são os pontos que requerem o autocuidado.