FALANDO DE SAÚDE (O Regente da orquestra)

Cérebro

O cérebro humano vem sendo estudado ao longo do tempo de forma exaustiva por cientistas, universidades e poderosas indústrias farmacêuticas. O que sabemos, pouco diante da sua complexidade e seu número gigantesco de neurônios, que são as células funcionais do cérebro. O cérebro, a princípio, engloba dois hemisférios laterais (direito e esquerdo) e está dentro da caixa craniana, fazendo parte do sistema nervoso central juntamente com o cerebelo e o tronco encefálico; estes interligados a medula espinhal são os integrantes do sistema nervoso central. Aqui, nos deteremos no cérebro, especificamente, já que a área é vasta e não há condições de expor detalhes de outras estruturas anatômicas do corpo humano.

O cérebro pesa em torno 1.200 a 1.400 g, consome cerca de 20 % de oxigênio e recebe aproximadamente 25 % de sangue. Os neurônios enviam impulsos químicos quando em contato com outra célula do corpo, o que chamamos de sinapse, originando assim os movimentos e pensamentos; sendo o “maestro” do nosso corpo de forma geral, responsável pela atividade motora, integração sensoriais, emoções, fala e memória. Os dois hemisférios cerebrais descritos acima, tem funções distintas, o que cabe aqui uma citação breve:

Lado esquerdo: Lógica

· Pensamento linear de informações

· Razão

· Análise de dados

· Ordenação sequencial

· Objetividade

Número e fórmulas

Lado direito: Criatividade

· Holística

· Intuição

· Imaginação

· Aleatoriedade

· Subjetividade

· Símbolos e imagens

Isto posto, sabemos da importância do cérebro, e qualquer anomalia neste pode ocasionar sérios problemas no individuo, tanto é que uma pancada ou batida forte, mesmo este dentro da caixa craniana, pode sofrer lesão e deixar sequelas ou levar a óbito.

Atualmente temos muitas informações acerca das doenças neurológicas e das doenças mentais, pois como o cérebro detém essa capacidade de armazenar fatos, cenas em forma de memória e neste é contido o aprendizado e a linguagem, tudo que afeta o cérebro é alvo de pesquisas multimilionárias e acirradas pelas grandes corporações científicas e acadêmicas. Nós, da Psicologia, trabalhamos com distúrbios mentais, que nada mais é que males que acometem o indivíduo o levando a angústia, estresse, depressão e quadros outros de disfuncionalidade emocional e social. A ansiedade, depressão, melancolia, neuroses e psicoses são da área Psicológica e da Psiquiatria, e um tanto de outras que tem no cérebro seu ponto de origem e foco no tratamento. Já as Síndromes, tais como Asperger (Autismo), Paralisia cerebral, Síndrome de Down, Esquizofrenia, Epilepsia, TDAH etc., também recaem na Psiquiatria e na Neurologia.

Outro destaque para pesquisas e estudos são as doenças neurodegenerativas da idade, tais Alzheimer, demências senil e vascular, Mal de Parkinson , aneurismas, AVC, entre outras, porque com o aumento da longevidade da população mundial, os índices de pessoas que precisarão de auxílio e cuidados devido as essas demandas neurológicas só tende a aumentar o que gera preocupação com estrutura para acolhimento ( em países desenvolvidos, já se pensa mais no assunto), bem como custo no sistema de saúde; no caso do Brasil, sendo um sistema de saúde pública, há de acolher e tratar muitas pessoas que podem desenvolver quaisquer uma das condições neuropáticas descritas acima, o que ocasiona desgaste físico e emocional para famílias , além de gastos, muitas vezes, não condizentes com a classe social da família.

Como todo órgão para manter-se saudável e produtivo este requer alguns cuidados, mas como está envolto na caixa craniana, nem temos como apalpar ou tocar para saber se tem algo , e só sabemos de algum problema depois de sentir dores de cabeça, geralmente constantes e fortes, sendo um sinal de algum comprometimento, e alguns sintomas como visão turva ou borrada, dormências nos membros superiores e inferiores (mãos e pés), descompensação da pressão arterial, mudanças brusca de movimento do corpo; tais como desequilíbrios e tonturas, nestes casos sabemos que há algo a ser cuidado ou reparado. Uma opinião profissional sempre é necessária, como o Neurologista ou mesmo um Clínico Geral mais treinado, podem ajudar a elucidar o sintoma e com medicação e condutas adequadas devolver a estabilidade natural, caso seja algo que tenha solução com medicamentos e terapias. Cuidar do cérebro é cuidar da mente, assim, o consumo excessivo de cafeína é desaconselhável, bem como bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de ser necessário verificar a faixa etária do paciente, pois pode haver algum comprometimento dos hormônios (falarei deles numa outra publicação), e estes em desequilíbrio (menopausa na mulher e andropausa no homem) podem favorecer irrigação menor para o cérebro bem como alguns rompantes de estresse do corpo numa forma de compensar algo, deixando o órgão "regente" menos oxigenado e com menor irrigação de sangue, o que pode ser grave, prolongando a situação.

Alimentação mais saudável, evitar uso de entorpecentes é óbvio, mas sempre bom ressaltar, atividades físicas, momentos de descontração fazem muto bem ao cérebro; além da promissora terapia ortomolecular, que ajuda reequilibrar enzimas e vitaminas que pode me estar em deficiência no organismo provocando disfuncionalidade no cérebro. A terapia ortomolecular é uma das grandes ajudas para o corpo em geral, e embora seja de alto custo seus insumos e profissionais, traz benefícios ao ser de um modo geral.

Para aliviar a tensão, momentos de riso e atividades leves fazem muito bem ao cérebro, assim como leituras, escrever, caminhadas, fazer jogos de palavras e símbolos; além de uma participação mais efetiva na sociedade e na família fazendo a pessoa se sentir mais acolhida e integrada são itens que agregam muito a saúde no aspecto neurológico.

Poderia passar horas e horas escrevendo sobre o cérebro e suas funções e condições, encheria páginas e páginas, mas o intento aqui é ser sucinta e objetiva, portanto para maiores informações segue abaixo link dos sites de pesquisas, pois conhecimento nunca é demais e sempre bom sabermos do nosso corpo e funcionalidade, assim poderemos usufruir de mais momentos prazerosos e produtivos, mantendo a saúde em dia.

Mente sã em corpo são, tudo é um conjunto, para o corpo funcionar bem tudo tem que estar em equilíbrio, algo fora do ritmo e a orquestra desafina toda, assim já deixou registrado o Poeta Juvenal em textos antigos.

Fontes de pesquisas:

https://www.anatomiaemfoco.com.br/sistema-nervoso/cerebro/

https://www.todamateria.com.br/cerebro/

https://www.kenhub.com/pt/dashboard

https://amenteemaravilhosa.com.br/

Lilian Ferraz

Psicóloga

Deus é bom, sempre! 🙏