FALANDO DE SAÚDE ( Impulsionando a Vida)
CORAÇÃO
Coração, órgão principal do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Localizado no interior da cavidade torácica, possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 250 a 350 g e se contrai de 60 a 100 vezes por minuto para impulsionar o sangue para o restante do corpo. O coração humano é formado pelo músculo cardíaco (miocárdio), revestido externamente por uma membrana denominada pericárdio e internamente pelo endocárdio. Ele está situado dentro da caixa torácica, o que lhe confere maior proteção. A contração do coração é automática, diferente dos demais músculos do corpo, assim, o movimento do coração se dá independente da nossa vontade por possuir um sistema de estímulos elétricos próprios. As batidas do coração devem ser de maneira rítmica, alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole.
A função do coração é vital, pois se ele deixa de bombear sangue para o corpo, temos morte certa. O sangue circula no corpo humano e chega ao coração pelo átrio direito onde temos as veias cava superior e inferior que desembocam ali com sangue do corpo, dali segue o fluxo sanguíneo para ventrículo direito e levado aos pulmões pela artéria pulmonar, depois de sofrer a ação de hematose , o sangue segue para o átrio esquerdo de onde flui para o ventrículo esquerdo e vai para o corpo através da artéria aorta, segue para o todo o corpo menos o pulmão.
O mais comum dos problemas que acometem o coração é o infarto do miocárdio, isso ocorre quando algum vaso que irriga o órgão é obstruído, por isso toda atenção a saúde é importante exames de diagnóstico precoce e prevenção com alimentação a atividades físicas adaptadas ao perfil do individuo fazem a diferença. Uma coisa que não podemos deixa passar em branco é o fator genético, pois em se tratando de funções orgânicas, muitas respondem devido a trajetória genética. Aqui cito um exemplo pessoal, meus avós tiveram problemas cardíacos e faleceram de infarto, meu pai teve também , o que o levou a óbito, portanto há uma carga genética; fatores de prevenção e mudanças de hábitos nocivos a saúde, agregam mais vitalidade ao músculo cardíaco diminuindo assim o peso genético, visto que, um corpo mais saudável e ativo, traz menos risco de infartos.
Nossa vida contemporânea é movida por uma celeridade constante e mudanças, o que gera desconforto diante de várias situações, como pressão por mostrar produção, ser o melhor no contexto, agir de forma mais audaz e certeira, e toda cobrança gera estresse o que deixa o musculo cardíaco fragilizado devido ao excesso de adrenalina que jogamos na corrente sanguínea nesses momentos. Os consultórios médicos estão cheios de pessoas com arritmias cardíacas, o que traz preocupação maior e gera custos elevados com medicamentos e, se progredir o problema, temos que arcar com procedimentos caros e invasivos como cirurgias, implantação de marca passo, ponte de safena e até o último caso, transplantes.
Estima-se que mais de 31% das mortes globais sejam por doenças cardiovasculares, e esse índice vem aumentando muito, o que sugere uma ação de prevenção e cuidados primários, com recomendação de atividades físicas, evitar consumo excessivo de álcool, tabagismo e mudança de alguns hábitos alimentares, dispensando o excesso de alimentos processados e frequência em fast food. Claro que sabemos que é difícil mudar hábitos e precisamos conscientizar a população, para isso, tem muitas palestras em Unidades Básicas de Saúde, e orientações acerca dessa máquina que bombeia sangue constantemente. Temos até uma data para lembrar dos cuidados com o coração que é o dia 29 de setembro; e todos os outros dias também deve ser considerados importante para dar atenção a sintomas de mal estar, desestabilidade física e alterações na pressão que podem indicar uma questão cárdica, o que precisa ser comprovado pelo médico clinico e o cardiologista.
Dicas de saúde
Controlar o colesterol;
Prevenir e controlar a diabetes;
Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);
Evitar o fumo;
Evitar a ingestão de álcool ou consumir com moderação;
Manter um peso saudável;
Praticar exercícios físicos regularmente;
Manter dieta saudável.
Fora essas questões de suma importância para uma saudável, seria bom usufruirmos de uma melhor serenidade mental com meditação, técnicas de relaxamento, ioga, exercícios de respiração, e outras atividades que contribuem para o bem estar físico, mental e emocional, tais como lazer e para quem segue uma religião ou tem fé, fazer orações e ações que fortaleça seu ânimo e traga mais suavidade nas situações de turbulência e preocupação.
O coração é tido como símbolo de amor, afeto e emoções diversas, e sua estrutura demanda cuidados e carinho, portanto sejamos afetuosos conosco. Trate bem o coração, cuide-se!
Lilian Ferraz
Psicóloga
Fonte de pesquisas:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coracao-humano.htm
https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/coracao/
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt/doacao-de-orgaos/transplante-orgaos/coracao
https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-do-coracao-2021