"Mudanças que ocorrem com o passar dos anos"
Envelhecer é um processo fisiológico que começa na concepção e acarreta mudanças, características de cada espécie durante todo o ciclo vital. Sabe-se que a progressão do envelhecimento não pode ser evitada, mas sim melhorada, sendo necessário distinguir as alterações produzidas pelas diversas doenças que podem acometer o idoso (senilidade), das mudanças que ocorrem no organismo apenas pela passagem dos anos, correspondentes aos efeitos naturais do processo de envelhecimento (senescência). Desta forma, não devemos relacionar a terceira idade apenas a processos patológicos, mas também, a idosos saudáveis, à procura de orientações que melhorem a sua expectativa e qualidade de vida
Nos últimos anos, a prática da sexualidade vem se modificando de forma revolucionária em todas as faixas etárias. Portanto, sexualidade é certamente um dos aspectos importantes da existência da humanidade, sendo que apenas nas últimas décadas as pessoas começaram a estudá-la objetivamente, sem nenhum tabu. O idoso deve ser encorajado e apoiado!
Pesquisas foram feitas através da aplicação de um questionário contendo três partes. A primeira parte consta de dados sóciodemográficos sendo aplicado para ambos os sexos: idade, estado civil, escolaridade, religião, profissão, renda mensal, condições e local de moradia. A segunda parte foi destinada somente aos homens e refere-se a dados sobre a sexualidade: estímulo sexual, regiões do corpo que sente prazer, prazer na atividade sexual, frequência, horário e local de preferência do ato sexual, dados sobre ereção, ejaculação, cirurgias anteriores, busca de informações, alteração no desempenho sexual, expectativas quanto à sexualidade.E a terceira parte engloba perguntas sobre sexualidade relativa ao sexo feminino: estímulo sexual, regiões do corpo que sente prazer,prazer na atividade sexual, freqüência, horário e local de preferência do ato sexual, dados sobre orgasmo, lubrificação vaginal, cirurgias anteriores, busca de informações, alteração no desempenho sexual, expectativas quanto à sexualidade.
A masturbação é um comportamento, absolutamente, normal e em qualquer idade pode estar presente. As fantasias vinculadas a ela e o ato em si são fontes de culpa universais. Como acontece com as outras funções fisiológicas como o hábito de se alimentar, o de urinar e de evacuar, a aprendizagem sexual também é sujeita às normas sociais, sendo a masturbação até mesmo inibida, de acordo com a cultura em que a pessoa foi criada. As fantasias e atitudes sexuais das mulheres, principalmente, são muito frequentemente inibidas como proteção à iniciação sexual precoce e à gravidez indesejada.Não são poucos os homens e mulheres,mais intenso nelas, preferindo quarto escuro para um momento tão sublime como é o ato sexual,levando o parceiro à pratica da masturbação como prêmio .
Saibamos, então, que a masturbação já foi considerada pecado religioso no que tange a desperdício de sêmen (esperma). Na religião, o ato sexual deveria sempre visar a reprodução, a geração de mais filhos.
Mitos antigos dizem, que quem se masturba fica louco, epiléptico, esquizofrênico e com um anormal crescimento de pêlos nas mãos. Também o sexo não gasta! Muitas pessoas acreditam que o número de orgasmos, a longo prazo, é diminuído se a pessoa o desperdiça em automanipulação. Não é verdade, absolutamente. Claro que em um mesmo momento, os orgasmos repetidos levarão à saciedade do desejo sexual momentaneamente. Mas passado algum tempo (o que varia de pessoa para pessoa ou de acordo com a idade) o desejo sexual retorna e incita uma nova procura por sexo. A atividade sexual com o aumento da idade vai sendo mais intensa basta que haja incentivo para que chegue ao orgasmo
repleto de prazer, não é vero?
MASTURBAÇÃO NA TERCEIRA IDADE ( Dr. Celso Marzano you tube)