Transformando-se: Passos para Construir uma Consciência Elevada e Superar Hábitos Ruins

Uma das coisas mais difíceis da vida é construir uma nova consciência. Às vezes, isso requer quebrar paradigmas e construir outros. Sair da zona de conforto exige coragem e determinação. Para construir uma nova consciência, é preciso determinação para fazer as escolhas certas. Fazer escolhas significa muito, porque com as decisões tomadas, você acaba renunciando a outras coisas.

Na maioria dos casos, não gostamos de perder. Sempre que escolhemos, devemos estar prontos para perder algo. Pior, essas perdas, às vezes ou na maioria delas, são nos caras. Por isso, queremos conciliar as perdas com os lucros das coisas que almejamos. Desejos devem ser contidos e hábitos, mudados. Isso exige esforço e muita dedicação. Sempre que escolher, você vai perder algo.

Essa é a grande realidade. Porém, construir uma consciência diferente é possível. O pior é que nem tudo que queremos construir é desejado, nem sempre o que queremos perder é perdido, porque se construiu um hábito. Aí, envolve a química que o próprio corpo se acostumou a descarregar e exige que o hábito continue.

Construir uma consciência mais elevada e nos livrar de hábitos ruins é um processo que requer dedicação e uma abordagem estratégica. Aqui estão algumas etapas que podem ajudar nesse processo:

1. Autoconhecimento: O primeiro passo é se conhecer profundamente. Entenda seus valores, crenças e os hábitos que deseja mudar. Reconheça seus pontos fortes e fracos.

2. Defina objetivos claros:Saiba exatamente o que você deseja alcançar com essa transformação. Definir objetivos claros e tangíveis facilita a visualização do caminho a ser seguido.

3. Educação: Busque conhecimento sobre como construir uma consciência mais elevada. Leia livros, assista a palestras e participe de workshops ou cursos. Aprender com as experiências de outros pode ser muito valioso.

4. Meditação e mindfulness: Práticas como meditação e mindfulness ajudam a desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo e sobre o presente, permitindo um maior controle sobre reações e hábitos.

5. Crie novos hábitos: Substitua hábitos ruins por bons. Isso requer prática e paciência. Comece com pequenas mudanças e gradualmente aumente a complexidade ou duração desses novos hábitos.

6. Mantenha um diário: Escrever sobre suas experiências, sentimentos e progressos pode ser uma ferramenta poderosa de reflexão e motivação.

7. Cerque-se de influências positivas: O ambiente e as pessoas ao seu redor podem influenciar significativamente seu comportamento. Procure companhias que reflitam os valores e a consciência que você deseja alcançar.

8. Resiliência: Esteja preparado para enfrentar desafios e recaídas. Mudar hábitos e construir uma nova consciência não é um processo linear; haverá altos e baixos.

9. Celebre pequenas vitórias: Reconheça e celebre cada pequeno progresso em direção ao seu objetivo. Isso ajuda a manter a motivação.

10.*Busque ajuda profissional: Se achar necessário, não hesite em buscar o apoio de um psicólogo, coach ou outro profissional especializado.

Construir uma consciência mais elevada e se livrar de hábitos ruins é um compromisso contínuo consigo mesmo. Requer tempo, paciência e persistência, mas os benefícios para sua saúde mental, física e bem-estar geral são imensuráveis.

Pedro Luiz Almeida

Psicoterapeuta