1679006.jpg

 

 

"Os Benefícios na Ciência atual por trás do Azul de Metileno"

 

Usado para combater infecções do trato urinário, malária e metemoglobinemia, além de ser usado como antídoto em alguns tipos de envenenamento, o azul de metileno mostra ser eficaz contra outras doenças.

 

O azul de metileno (MB), fármaco centenário sintetizado pela primeira vez em 1876, tem sido utilizado na medicina clínica para o tratamento de diversas doenças, como metemoglobinemia, malária, vasoplegia, choque séptico, quimioterapia para câncer e mal de Alzheimer.

 

Originalmente desenvolvido para tingir tecidos pela indústria têxtil, o azul de metileno é um dos medicamentos metabólicos mais potentes já descobertos.

 

Atividade terapêutica

 

A atividade terapêutica do azul de metileno se deve à ativação de um tipo único de reação de oxidação-redução reversível por sua capacidade auto-oxidante, levando a manter uma via mitocondrial produtiva de transporte de elétrons; O MB aumenta a reação em cadeia do transporte de elétrons mitocondrial através da transferência direta de elétrons do dinucleotídeo de nicotinamida adenina (NADH).

 

Vários estudos usaram azul de metileno para combater disfunções neurológicas relacionadas aos radicais livres, incluindo doença de Alzheimer, demência e neurotoxicidade.

 

Neste artigo vamos abordar os benefícios do Azul de Metileno para:

 

Aumento de produção de energia

Desempenho cerebral

Tratamento da doença de Alzheimer

Síndrome do desconforto respiratório agudo relacionada à Covid

Melhora da espessura e hidratação da pele

Booster de energia em nosso corpo.

 

Recentemente, o MB chamou a atenção não apenas por seus efeitos neuroprotetores no tratamento da doença de Alzheimer, mas também por suas propriedades antienvelhecimento. Estudos anteriores demonstraram que, após o tratamento com MB, fibroblastos normais apresentaram aumento da vida útil celular, melhora da proliferação celular e redução da expressão de p16, um biomarcador do envelhecimento fisiológico. Vários benefícios foram identificados:

 

Aumento dos níveis de energia

Aumento na função cerebral, memória e criatividade

Alivio das dores e aceleramento na reparação de lesões e feridas

Melhora na função sexual, desempenho e fertilidade

Fonte de pesquisa:

Desempenho cerebral

Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR

Vol.27,n.2,pp.66-70 (Jun – Ago 2019)

 

Maria Augusta da Silva Caliari, Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR Vol.27, n.2 e pp.66-70 (Jun – Ago 2019)
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/03/2024
Código do texto: T8012359
Classificação de conteúdo: seguro