IMPORTÃNCIA E BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O poder de transformação, clareza e discernimento que uma pessoa alcança em sua vida em relação a sua forma de pensar, agir e enxergar o mundo, as situações em que cotidianamente é exposta de acordo com as suas experiências vivenciadas de profusas maneiras em todos os âmbitos da vida, através do desenvolvimento de uma das principais habilidades que um indivíduo pode adquirir – “A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”, com certeza, esse sujeito estará capacitado para tomar decisões mais assertivas e ecológicas em sua vida pessoal e profissional.

Nesta árdua tarefa o primeiro passo é a autoconsciência. O quanto você está comprometido com a sua transformação, porque a transformação do mundo envolve primeiro a mim e você, para que através dessa transição pessoal sejamos capazes de influenciar o outro a se renovar também. Por isso, é importante citar que as suas decisões do passado foram responsáveis pela sua realidade do presente e as suas decisões do presente serão responsáveis pela realidade do seu futuro. Pois assim sendo, se você ainda não acordou para essa realidade, saia do banco do passageiro e assume a direção da sua vida com inteligência emocional, pois acredite que ela dará a você o suporte necessário para alavancar na vida e ter sucesso em todas as áreas – profissional, pessoal e espiritual. Sem dúvida nenhuma, a inteligência emocional traz impacto positivo na vida do ser humano que se dispõe a buscá-la e desenvolvê-la em sua vida. Entenda que, ser emocionalmente inteligente melhora os nossos resultados extraindo o que há de melhor no ser humano que é a sua capacidade de resiliência para melhorar a convivência intrapessoal e interpessoal.

Atualmente as pessoas estão menos empáticas e mais inflexíveis nas relações construídas. Diante desse emaranhado de ambiguidade sobre as emoções e os sentimentos. Por isso, as pessoas ficam em apuros e as vezes ficam dependentes emocionalmente. Isso reduz a capacidade do sujeito de ser protagonista na sua vida. Aí eu te pergunto: Você está satisfeito com os seus resultados em sua vida pessoal e profissional? Você já parou para perceber o que está bloqueando o seu desenvolvimento?

Portanto, quando uma pessoa potencializa a inteligência emocional em sua vida, ela explora minas de tesouros valiosos para se libertar da miserabilidade emocional que priva esse sujeito de viver a vida com mais leveza, plenitude e riqueza de significados e propósitos no processo de formação do seu existir. A inteligência emocional também revela o autoconhecimento e uma gestão emocional administrada com mais efetividade, dando ênfase a todos os sentimentos e emoções porque sentir faz sentido, e todos nós fazemos parte de uma humanidade em evolução contínua, porque todos os dias, podemos sim, ser bem melhores do que o dia anterior e, isso nos faz perceber que não somos a única pessoa que sente tristeza, fica angustiado, em algumas ocasiões podem experimentar um sentimento de ansiedade, de medo, de raiva, sente vergonha, culpa etc. A questão não é sentir, mas como reagimos a essas emoções e sentimentos, e é isso que faz a diferença quando confrontamos bem-estar versus insatisfação, que de acordo com nosso comportamento, a última fase em que os subprodutos vão ser normalizados ou não em todo esse processo que a pessoa está envolvida e influenciada.