AUTOESTIMA, TRABALHE PARA MELHORÁ-LA

 

Trabalhe para melhorar sua autoestima. Por razões que nem sempre você sabe, uma crítica o abate, uma tristeza o deprime, uma frustração o magoa. Quando tem um compromisso, treme. Numa entrevista, gela. É possível que você tenha uma autoestima baixa. Talvez o traço venha da infância. Possivelmente o excesso de críticas recebidas quando criança deixou você com inseguranças, medos e traumas. É certo, você, provavelmente, continuará ouvindo palavras de reprovação e rejeição. Se seus pais não acreditaram em você, será difícil você acreditar. A vida que você tem lhe pertence. Você pode decidir o que fará com ela: se vai acreditar em você ou vai achar continuadamente, decida hoje começar a resolver este déficit de autoconfiança.

 

1. Pare de só ver defeitos em você. -- Você tem defeitos, mas tem qualidades também. Faça uma lista destas qualidades e você vai se surpreender. Seja tolerante com você mesmo. Dê sempre uma segunda chance para você.

 

2. Pare de se comparar com os outros. -- Você é você. Você não é quem você não é. Seja você mesmo.

 

3. Esteja pronto para a crítica, mas não aceite ser massacrado. -- Coloque os críticos e as críticas nos seus devidos lugares. Ouça o que ajuda você a ser melhor. Ignore o que piora você.

 

4. Reconheça as suas falhas. -- Você erra, como todo ser humano. Arrependa-se e vivencie a beleza da graça de Deus em você. 

 

5. Elogie-se. -- Deus, quando terminou a criação, viu que era bonito o que tinha feito. Em certo sentido, ele apreciou o que fez. Aprecie as coisas boas que você faz.

 

6. Cuide do seu corpo e da sua mente. -- Cuide do seu corpo, para ficar sadio. Cuide de sua mente, para não adoecer. Talvez você possa se cuidar sozinho ou talvez precise de ajuda. Seja qual for a sua decisão, cuide de você. Porque outros, jamais farão...

 

 

Autor: Jeovan Rangel