SEDENTARISMO
Há quem garanta que sedentarismo é sinônimo de preguiça. O ser humano despreza as atividades ocupacionais; por isso, gasta poucas calorias.
===
Tudo muito bonito no papel, porque nem todos os sedentários têm condições e oportunidades para colocar em prática as atividades necessárias para gastar, no mínimo, duas mil e duzentas calorias por dia,
conforme sugere a medicina.
===
Não é difícil ler ou ouvir alguém falar que não tem tempo para almoçar e jantar no horário adequado. É comum saber que grande parte que reclama disso, trabalha em alguns ramos de atividades que não permitem que ocorra o contrário. Como
exemplo temos os donos de comércio, que trabalham nos vários departamentos das respectivas lojas. Não dá para almoçar sempre às 13h00, por exemplo.
===
A vida é corrida para muita gente, como professores que exercem a função em mais de uma escola. Os horários são contrários aos desejos e às necessidades da maioria. Sempre chegam em casa após o almoço, jantar. Alguns trabalham no período noturno, chequem próximos da meia-noite, e ainda não jantaram. No dia seguinte, levantam cedo, saem, voltam ao meio-dia, têm a tarde "livre", mas volta ao trabalho, à noite. Os horários não combinam. Torna-se quase impossível cumprir os conselhos dos médicos. Quando percebem, já passaram 14 anos, 18, e a situação permanece inalterada.
===
Os reflexos recaem sobre a saúde, que fica ruim. Alguns problemas se acumulam; é preciso dar uma pausa, mas tem o outro lado, além da casa e dos filhos, marido (ou mulher). Essa pausa é possível?
===
Portanto, há muitos entreveros entre ter uma vida saudável e a impossibilidade quase certa.
===
O trabalho auxilia na perda de peso, mas o ideal seria trabalhar, efetuar as refeições nos horários adequados, conforme sugerem todos os nutricionistas, por exemplo.
===
Os alimentos saudáveis, puros, também ajudam. Utilizar o computador pode auxiliar, mas têm que revezar entre teclar, levantar-se, caminhar, para depois retomar ao trabalho, via notebook ou computador de mesa ou celular.
===
Sedentarismo é um tema bastante discutido não só em casa, como nas escolas; e é sabido que esse caso, pode vir desde a infância, pré-adolescência, adolescência.
===
As turmas nessas fases, às vezes esquecem de brincar, correr; comem muitos doces, não caminham. Só querem saber da rica culinária, refrigerantes e aparelhos nas mãos. Esquecem que a obesidade
pode surgir e dificultar a boa trajetória de vida, porque as doenças não pedem licença: chegam e podem fazer moradia.
===
O tema é citado como uma das causas que provocam várias doenças e matam. O Brasil é considerado o pais mais sedentário do mundo, e que, praticamente a metade da população sofre desse mal.
===
Praticar esportes, dançar, subir escadas, fazer aeróbica, nadar estimulam o autoconhecimento e o gasto energético. Fazem com que esses e outros componentes sejam motivados. As práticas levarão o ser humano aos ótimos resultados.
===
Vida sedentária é resultado de poucas atividades físicas. Por mais que falem sobre o assunto, as consequências são preocupantes; algumas doenças: o câncer de mama, o diabetes, as cardiovasculares e outras.
===
No Brasil, o Ministério da Saúde alerta que em cada cem mortes registradas em 2017, três podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo.
===
A OMS - Organização Mundial da Saúde adotou diretrizes para combater o problema, como criação de ambientes que promovam exercícios físicos, adoção de políticas públicas e capacitação de profissionais.
===
A mudança dos hábitos pode impedir que algumas doenças perturbem a vida de muitas pessoas. As instituições poderiam adotar medidas para que isso, de fato, ocorra. Basta criar horários mais racionais e adequados a cada área.
===
Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,
Videorrepórter, Videojornalista etc.