SEDENTARISMO

Há quem garanta que sedentarismo é sinônimo de preguiça. O ser humano despreza as atividades ocupacionais; por isso, gasta poucas calorias.

===

Tudo muito bonito no papel, porque nem todos os sedentários têm condições e oportunidades para colocar em prática as atividades necessárias para gastar, no mínimo, duas mil e duzentas calorias por dia,

conforme sugere a medicina.

===

Não é difícil ler ou ouvir alguém falar que não tem tempo para almoçar e jantar no horário adequado. É comum saber que grande parte que reclama disso, trabalha em alguns ramos de atividades que não permitem que ocorra o contrário. Como

exemplo temos os donos de comércio, que trabalham nos vários departamentos das respectivas lojas. Não dá para almoçar sempre às 13h00, por exemplo.

===

A vida é corrida para muita gente, como professores que exercem a função em mais de uma escola. Os horários são contrários aos desejos e às necessidades da maioria. Sempre chegam em casa após o almoço, jantar. Alguns trabalham no período noturno, chequem próximos da meia-noite, e ainda não jantaram. No dia seguinte, levantam cedo, saem, voltam ao meio-dia, têm a tarde "livre", mas volta ao trabalho, à noite. Os horários não combinam. Torna-se quase impossível cumprir os conselhos dos médicos. Quando percebem, já passaram 14 anos, 18, e a situação permanece inalterada.

===

Os reflexos recaem sobre a saúde, que fica ruim. Alguns problemas se acumulam; é preciso dar uma pausa, mas tem o outro lado, além da casa e dos filhos, marido (ou mulher). Essa pausa é possível?

===

Portanto, há muitos entreveros entre ter uma vida saudável e a impossibilidade quase certa.

===

O trabalho auxilia na perda de peso, mas o ideal seria trabalhar, efetuar as refeições nos horários adequados, conforme sugerem todos os nutricionistas, por exemplo.

===

Os alimentos saudáveis, puros, também ajudam. Utilizar o computador pode auxiliar, mas têm que revezar entre teclar, levantar-se, caminhar, para depois retomar ao trabalho, via notebook ou computador de mesa ou celular.

===

Sedentarismo é um tema bastante discutido não só em casa, como nas escolas; e é sabido que esse caso, pode vir desde a infância, pré-adolescência, adolescência.

===

As turmas nessas fases, às vezes esquecem de brincar, correr; comem muitos doces, não caminham. Só querem saber da rica culinária, refrigerantes e aparelhos nas mãos. Esquecem que a obesidade

pode surgir e dificultar a boa trajetória de vida, porque as doenças não pedem licença: chegam e podem fazer moradia.

===

O tema é citado como uma das causas que provocam várias doenças e matam. O Brasil é considerado o pais mais sedentário do mundo, e que, praticamente a metade da população sofre desse mal.

===

Praticar esportes, dançar, subir escadas, fazer aeróbica, nadar estimulam o autoconhecimento e o gasto energético. Fazem com que esses e outros componentes sejam motivados. As práticas levarão o ser humano aos ótimos resultados.

===

Vida sedentária é resultado de poucas atividades físicas. Por mais que falem sobre o assunto, as consequências são preocupantes; algumas doenças: o câncer de mama, o diabetes, as cardiovasculares e outras.

===

No Brasil, o Ministério da Saúde alerta que em cada cem mortes registradas em 2017, três podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo.

===

A OMS - Organização Mundial da Saúde adotou diretrizes para combater o problema, como criação de ambientes que promovam exercícios físicos, adoção de políticas públicas e capacitação de profissionais.

===

A mudança dos hábitos pode impedir que algumas doenças perturbem a vida de muitas pessoas. As instituições poderiam adotar medidas para que isso, de fato, ocorra. Basta criar horários mais racionais e adequados a cada área.

===

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 05/01/2024
Código do texto: T7969863
Classificação de conteúdo: seguro