Pilates e Fisioterapia, juntos a favor do bem-estar
Uma técnica que nunca saiu de moda.
No início do século XX, Joseph Pilates desenvolveu uma técnica envolvendo um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Hoje em dia, o método permanece como o exercício das pessoas que se tornaram adeptas graças aos visíveis benefícios do pilates na saúde.
A sua prática está associada ao corpo e ao seu fortalecimento. Os benefícios melhoram a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores nas costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca.
Benefícios do pilates:
1. Aumenta a densidade óssea e os músculos. Este tipo de exercícios envolve os músculos, esticano o osso para criar tensão, o que o fortalece. No pilates, estes exercícios são comuns, quando praticado com o auxílio de aparelhos específicos.
2. Auxilia na perda de peso. Com a prática regular, um dos benefícios do pilates relaciona-se com a perda de peso e o aumento da massa muscular.
3. Aumenta a flexibilidade. A sua flexibilidade muscular aumenta, assim como a mobilidade das articulações, o que diminui a probabilidade de lesões.
4. Alivia as dores nas costas. Por ter como base o alongamento, o pilates ajuda a atenuar dores nas costas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, o grupo de participantes nesta pesquisa que sofria de dores lombares sentiu um alívio significativo das mesmas após realizar um programa de pilates durante quatro semanas.
5. Melhora a postura. Passamos parte do dia sentado e grande parto do tempo de olhos postos nos smartphones, o que leva a que os ombros estejam tendencialmente encurvados. Tudo isto se reflete na postura, o que pode criar desequilíbrios musculares. O pilates pode ajudar a reverter os efeitos desses maus hábitos, criando uma melhor simetria e equilíbrio muscular.
6. Aumenta a disposição. Com a prática do pilates, a respiração e a circulação sanguínea são melhoradas. Desta forma, a vitalidade aumenta, bem como a sensação de boa disposição.
7. Reduz o stress. No pilates, a respiração tem um papel preponderante, sendo, por isso, essencial que seja realizada corretamente, pois ajuda a executar os movimentos com mais eficiência.
O pilates deve ser praticado com a orientação de um profissional. No vídeo indicado mostra as posições a serem realizadas, e a modalidade em que são utilizados aparelhos específicos para um melhor e mais profundo alongamento. O vídeo mostra também o estúdio e os exercícios realizados com a orientação da Dra. Aline Cunha.
Veja o vídeo no link abaixo e deixe o seu Like!