ATENÇÃO MULHERES QUE CUIDAM: " QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?"

Publico aqui um texto meu, fruto dum comentário que fiz na rede e que o considero como uma espécie de UTILIDADE EM SAÚDE PÚBLICA FEMININA😁

****

Há na sociedade , ainda que "moderna", uma dinâmica muito frequente, aliás, estudada lá nos primórdios das Ciências Humanas, principalmente pela Psicologia.

Outro dia vi uma frase numa chamada, acho que se tratava dum documentário, que dizia assim: " quem cuida de quem cuida?".

Aquilo me impactou pela frequência das queixas que ouço das mulheres.

E também sou mulher....que cuida, inclusive profissionalmente ,portanto, quem responde a tal pergunta?

Na nossa sociedade, a despeito de toda luta , de tantas vozes, de toda a militância pela igualdade de gênero na vida cotidiana, pessoal , social e civil, NA VERDADE( olhando com lupas🧐🧐🧐🧐🧐) nós mulheres apenas acumulamos tarefas e mais tarefas. Há um estereótipo político apenas, e uma realidade muito diferente e estafante por detrás das vidas da maioria das mulheres.

Conforme o tempo passa assumimos funções múltiplas na família ( mães, esposas, tias, avós) cuidamos de todos, inclusive dos pais que envelhecem a medida que também envelhecemos; e muitas vezes nos tornamos cuidadoras DO MUNDO, onde tudo e todos se despejam sobre nossos ombros com a maior naturalidade.

A MULHER, na nossa sociedade, apenas acumulou JORNADAS.

Poucos a dividem no dia a dia.

O entorno aplaude a agradece , muitas vezes sentado no conforto da acomodação reinante. Certa vez, numa aula de sintomas físicos vindos do emocional, ouvi do professor uma frase( salve os professores!) da qual nunca me esqueci:

" onde há alguém exausto tem algum ou muitos folgados".

Aqui me refiro À SOCIEDADE NO GERAL.

A sociedade nem sempre atua de acordo com as mensagens que manda, é preciso enxergar esse movimento 👀

Nós mulheres somos o esteio social,na verdade AINDA somos quem cuida.

O restante é só " política e hipocrisia" a meu ver.

Muitas vezes, sem o papel cuidador das mulheres a casa cai.

Há pesquisas sociológicas sobre a dinâmica da vidas dos homens que moram nas ruas e quase a maioria tem a perda da figura importante duma mulher que lhes cuidava: morte de mãe, esposa, avó, filha, irmã...

Enfim, é preciso olhar para si para não entrar nesse circuito de só cuidar do outro.

Quando caímos ( me refiro a todas as mulheres que cuidam em demasia) a fila anda e o entorno elege um novo " cuidador" sem olhar para trás.

Vejo e ouço algo dessa descrição todos os dias .. é como se mulheres fôssemos feitas de pedras...( afora o frequente "gaslighting", manipulação e desprezo pelo emocional das mulheres que começam a se dar conta do cansaço extremo, como um solitário Burnout existencial.

O tema é científico e é bem da contemporaneidade 🌹

Prestem atenção nas suas vidas e na Ciência por trás delas.

Mavi