CARTA DE DOM ALDO PAGOTTO

AO BISPO DE BARRA (BA)

Nair Lúcia de Britto 

 

 

Segundo pesquisa, por ocasião do processo de transposição do Rio São Francisco, como medida de combate à Seca no Nordeste, o Bispo de Barra (BA) (Dom Luiz Flávio Cappio) fez uma greve de fome em protesto à transposição

do Rio.

 

Passados sete dias sem comer, o Bispo, que estava em Sobradinho (BA) já havia emagrecido dois kilos. Tendo passado de 72 kilos para quase 70.

 

Dom Aldo di Cillo Pagotto, arcebispo metropolitano da Paraíba, preocupado com a sua saúde, escreveu uma carta ao Bispo Dom Luiz para que voltasse a se alimentar e ponderasse sobre a necessidade daquela obra grandiosa.

 

Eis o que Dom Aldo lhe escreveu:

 

 

“João Pessoa (PB), 28 de novembro de 2007.

 

Caro irmão Dom Luiz Flávio Cappio:

 

Deus o ilumine e o proteja. Nossa vida a Deus pertence. Não temos o direito de tirá-la a qualquer título. O comportamento cristão leva-nos à coerência irreformável na defesa e promoção da vida.  Por ocasião da sua primeira greve de fome, a Santa Sé lhe pediu em carta que lhe foi entregue em mãos pelo Núncio Apostólico no Brasil, que desistisse dessa conduta.

 

Diante da dádiva da vida, peço que você reveja a sua posição quanto à revitalização e à integração das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, contempladas em uma obra que beneficia a doze milhões de nordestinos dos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

O planejamento técnico-científico e a gestão administrativa e econômica da obra são de competência governamental através dos órgãos específicos. Não compete a nós, bispos da Igreja, intervir nesse mérito.

 

Contudo, nós bispos e o povo da Paraíba e dos

demais estados pleiteantes apoiamos a obra que favorece o desenvolvimento de nossas regiões do semi-árido, assoladas pelas estiagens inclementes. Quem tem sede apoia a obra.

Peço que o caro irmão escute a voz do Espírito do Senhor que fala pelo clamor do povo sedento de água, de amor, de justiça e de paz.

Dom Aldo di Cillo Pagotto.

 

 

Arcebispo Metropolitan da Paraíba

Presidente  do Comitê Paraibano

pela Integração das Bacias Hidrográficas

do Rio São Francisco. “

 

 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 23/09/2023
Reeditado em 23/09/2023
Código do texto: T7892052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.