CARTA DE DOM ALDO PAGOTTO
AO BISPO DE BARRA (BA)
Nair Lúcia de Britto
Segundo pesquisa, por ocasião do processo de transposição do Rio São Francisco, como medida de combate à Seca no Nordeste, o Bispo de Barra (BA) (Dom Luiz Flávio Cappio) fez uma greve de fome em protesto à transposição
do Rio.
Passados sete dias sem comer, o Bispo, que estava em Sobradinho (BA) já havia emagrecido dois kilos. Tendo passado de 72 kilos para quase 70.
Dom Aldo di Cillo Pagotto, arcebispo metropolitano da Paraíba, preocupado com a sua saúde, escreveu uma carta ao Bispo Dom Luiz para que voltasse a se alimentar e ponderasse sobre a necessidade daquela obra grandiosa.
Eis o que Dom Aldo lhe escreveu:
“João Pessoa (PB), 28 de novembro de 2007.
Caro irmão Dom Luiz Flávio Cappio:
Deus o ilumine e o proteja. Nossa vida a Deus pertence. Não temos o direito de tirá-la a qualquer título. O comportamento cristão leva-nos à coerência irreformável na defesa e promoção da vida. Por ocasião da sua primeira greve de fome, a Santa Sé lhe pediu em carta que lhe foi entregue em mãos pelo Núncio Apostólico no Brasil, que desistisse dessa conduta.
Diante da dádiva da vida, peço que você reveja a sua posição quanto à revitalização e à integração das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, contempladas em uma obra que beneficia a doze milhões de nordestinos dos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O planejamento técnico-científico e a gestão administrativa e econômica da obra são de competência governamental através dos órgãos específicos. Não compete a nós, bispos da Igreja, intervir nesse mérito.
Contudo, nós bispos e o povo da Paraíba e dos
demais estados pleiteantes apoiamos a obra que favorece o desenvolvimento de nossas regiões do semi-árido, assoladas pelas estiagens inclementes. Quem tem sede apoia a obra.
Peço que o caro irmão escute a voz do Espírito do Senhor que fala pelo clamor do povo sedento de água, de amor, de justiça e de paz.
Dom Aldo di Cillo Pagotto.
Arcebispo Metropolitan da Paraíba
Presidente do Comitê Paraibano
pela Integração das Bacias Hidrográficas
do Rio São Francisco. “