Onda de calor no Amazonas: como se proteger e quais são os riscos para a saúde.

 

 

O Amazonas está enfrentando uma onda de calor que pode elevar as temperaturas acima de 40°C em algumas regiões do estado, segundo o site do Climatempo. Essa situação é incomum para esta época do ano, especialmente no inverno do Hemisfério Sul, e pode trazer sérios problemas para a saúde e o bem-estar da população.

 

## Quais são os efeitos do calor extremo sobre o corpo humano?

 

O calor excessivo pode causar desidratação, insolação, câimbras, exaustão e até mesmo a morte, se não houver cuidados adequados. O calor faz com que o corpo perca água e sais minerais pelo suor, o que pode afetar o funcionamento dos órgãos vitais, como os rins e o coração. Além disso, o calor pode provocar irritação na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, especialmente se houver fumaça no ar devido às queimadas.

 

## Como se prevenir das doenças causadas pelo calor?

 

Os especialistas em saúde recomendam uma série de medidas para evitar os danos causados pelo calor. Algumas delas são:

 

- Beber bastante água: a hidratação ajuda o corpo a suar e a manter a temperatura normal. É importante beber água mesmo sem sentir sede, pois a sensação de sede já indica que o corpo está desidratado.

- Usar roupas leves e de cor clara: as roupas ajudam na circulação de ar e na dissipação do calor. As cores claras refletem a luz solar e evitam o aquecimento excessivo do corpo.

- Evitar o contato direto com o sol entre as 11h e as 16h: esse é o período mais quente do dia, em que os raios solares são mais intensos e podem causar queimaduras e insolação. É preferível ficar em locais com sombra ou climatizados.

- Usar protetor solar: o protetor solar previne o câncer de pele e ajuda na proteção e na hidratação da pele contra as queimaduras. É recomendável aplicar o protetor solar no rosto, nos braços, nas pernas e em outras áreas expostas do corpo, pelo menos 30 minutos antes de sair ao sol e reaplicar a cada duas horas ou sempre que suar muito ou entrar na água.

- Usar óculos escuros, bonés e chapéus: esses acessórios protegem os olhos e a cabeça dos raios solares e evitam a irritação e a dor de cabeça causadas pelo calor.

- Não fazer atividades físicas cansativas sob o sol: o exercício físico aumenta a temperatura corporal e pode levar à exaustão ou à insolação. É melhor fazer atividades físicas em horários mais frescos do dia, como pela manhã ou à noite, ou em locais com ventilação ou ar-condicionado.

- Evitar refeições pesadas e quentes: as refeições muito calóricas ou muito quentes exigem mais energia do corpo para serem digeridas e podem causar mal-estar ou indigestão. É melhor optar por alimentos frescos, leves e nutritivos, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, ovos e laticínios desnatados.

- Evitar bebidas alcoólicas: as bebidas alcoólicas desidratam o corpo e interferem na regulação da temperatura corporal. Além disso, elas podem alterar a percepção dos sinais de alerta do corpo, como a sede, o cansaço e a tontura.

 

Quais são os grupos mais vulneráveis às ondas de calor?

 

Algumas pessoas têm mais risco de sofrer com as ondas de calor do que outras. Entre elas estão:

 

- Crianças: as crianças têm uma maior superfície corporal em relação ao peso e uma menor capacidade de suar do que os adultos, o que dificulta a regulação da temperatura corporal. Além disso, elas dependem dos cuidados dos pais ou responsáveis para se hidratar e se proteger do sol.

- Idosos: os idosos têm uma menor sensibilidade à sede e ao calor do que os jovens, o que pode levar à desidratação e à insolação. Além disso, eles podem ter doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, que podem se agravar com o calor.

- Animais de estimação: os animais de estimação também sofrem com o calor e podem apresentar sintomas como ofegância, salivação excessiva, fraqueza, convulsões e até mesmo a morte. É importante oferecer água fresca e limpa aos animais, evitar deixá-los em locais fechados ou sob o sol e levá-los ao veterinário em caso de sinais de desidratação ou insolação.

 

As ondas de calor são fenômenos climáticos que podem trazer sérios riscos para a saúde humana e animal. Por isso, é importante seguir as recomendações dos especialistas em saúde para se proteger e evitar as doenças causadas pelo calor. Além disso, é preciso estar atento aos sinais de alerta do corpo e procurar ajuda médica em caso de mal-estar ou suspeita de insolação.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 19/09/2023
Código do texto: T7889160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.