Metanálise Clínica Tridimensional: A pedagogia dos mitos e a Psicologia Perene.

A metanálise clínica tridimensional é uma meta-abordagem psicoterapêutica que se baseia no intuicionismo radical, uma corrente filosófica que valoriza a intuição como o modo de conhecimento mais elevado. Ela busca promover uma visão integrada e holística da realidade, considerando os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. Ela utiliza diversas técnicas que facilitam o acesso à intuição, possibilitando o desvelar do sujeito e a modelagem do comportamento maduro, propondo-se a tratar diversos tipos de transtornos psicológicos, como as fobias, os conflitos existenciais, a depressão, a ansiedade, entre outros.

Os mitos são narrativas simbólicas que expressam verdades profundas sobre a condição humana, seus dilemas, o sentido da vida e o destino do homem. Eles são fontes de inspiração e orientação para o processo de autoconhecimento, autotransformação e autorrealização do indivíduo. A metanálise clínica tridimensional utiliza os mitos como uma técnica psicagógica, que consiste em aplicar os arquétipos e os símbolos presentes nos mitos à análise da demanda do paciente, buscando revelar as causas profundas e os significados existenciais dos seus problemas de saúde mental. A metanálise clínica tridimensional também utiliza os mitos como uma forma de intervenção terapêutica, que consiste em estimular o paciente a se identificar com o herói do mito, seguindo os seus passos na jornada de superação dos desafios, enfrentamento dos medos e conquista dos objetivos.

Se queremos entender o que é a psicagogia, precisamos nos voltar para a grécia antiga. A palavra vem do grego psykhagogía, que significa literalmente "condução da alma". Veja alguns possíveis usos dela:

- A princípio a psicagogia era uma cerimônia religiosa para evocar e aplacar as almas dos mortos. Os psicagogos eram os sacerdotes ou os médiuns que realizavam essa prática, usando rituais, cânticos e oferendas.

- Na filosofia de Platão, a psicagogia passou a ser a retórica, ou seja, a arte de persuadir e convencer os outros através da palavra. Platão considerava que a retórica deveria ser usada para guiar as almas pelo melhor caminho, levando-as à verdade e à virtude.

- Contextualizando, na psicoterapia metanalítica, a psicagogia é o conjunto de processos ou métodos que visam conduzir e educar a alma do paciente, ajudando-o a superar seus problemas emocionais, mentais e espirituais.

- A Metanálise Clínica Tridimensional, como arte ou ciência psicagógica, se baseia na intuição, perpassando a compreensão e a comunicação entre terapeuta, paciente e ambiente. Através dessa interação mútua se estabelece o guiamento da alma através de um modelo, que pode ser de natureza científica, religiosa, mitológica e etc., ou ambos.

Um exemplo de como a metanálise clínica tridimensional pode ajudar a lidar com o medo na sociedade contemporânea através da técnica psicagógica é o mito de Ariadne, ou de Teseu e o Minotauro. Esse mito é uma alegoria que representa a jornada do herói, que é o processo de autoconhecimento, autotransformação e autorrealização do indivíduo. O mito conta que Teseu, um jovem príncipe ateniense, se ofereceu para ser um dos sete rapazes e sete moças que eram enviados anualmente como tributo ao rei Minos de Creta, para serem devorados pelo Minotauro, uma criatura metade homem e metade touro, que vivia no centro de um labirinto. Ao chegar em Creta, Teseu se apaixonou por Ariadne, a filha de Minos, que lhe entregou um novelo de lã para que ele pudesse marcar o caminho de volta ao sair do labirinto. Teseu entrou no labirinto, enfrentou e matou o Minotauro com sua espada, e saiu vitorioso com a ajuda do novelo de Ariadne.

Esse mito pode ser interpretado como uma metáfora da superação dos medos que nos impedem de realizar os nossos potenciais. O Minotauro representa o medo irracional e desproporcional que nos paralisa e nos devora. O labirinto representa as armadilhas e as ilusões que nos confundem e nos desviam do nosso propósito. Teseu representa o herói que decide enfrentar o seu medo com coragem e determinação. Ariadne representa a intuição que nos guia e nos ajuda a encontrar o caminho da saída. O novelo representa o fio condutor que nos conecta com a nossa essência e com o nosso destino.

A metanálise clínica tridimensional pode ajudar o paciente a se identificar com Teseu, reconhecendo o seu medo como um obstáculo a ser superado, e não como uma realidade incontornável. Ela pode ajudar o paciente a acessar a sua intuição como Ariadne, buscando as informações sutis e os insights profundos que transcendem a lógica racional e a ciência. Ela pode ajudar o paciente a seguir o seu novelo como um fio condutor que lhe mostra o caminho da cura e da realização. Ela pode ajudar o paciente a enfrentar e vencer o seu Minotauro como um desafio que lhe permite crescer e se transformar. Ela pode ajudar o paciente a sair do seu labirinto como uma libertação que lhe permite viver com mais plenitude e felicidade.

Outro exemplo de psicagogia metanalítica é o tarot. A jornada do Tarot, também pode ser descrita como uma jornada do herói e portanto, pode ser utilizado como prática psicagógica na metanálise clínica tridimensional. O tarot é um conjunto de 78 cartas que contém símbolos e imagens que representam arquétipos universais, ou seja, padrões de comportamento, pensamento e emoção que são comuns a toda a humanidade. Ele pode ser usado como uma ferramenta de autoconhecimento, orientação e aconselhamento, pois revela aspectos ocultos da personalidade, do inconsciente e do destino de cada pessoa.

Para entender melhor, dentre as 78 cartas do tarot, 22 são chamadas de arcanos maiores, que são as mais importantes e significativas. Os arcanos maiores podem ser vistos como uma jornada do herói, que é um modelo narrativo que descreve as etapas de desenvolvimento e transformação de um protagonista que enfrenta desafios e supera obstáculos em busca de um objetivo maior. A jornada do herói no tarot é representada pela carta do Louco, que é a primeira e a última carta dos arcanos maiores, e que simboliza o potencial ilimitado, a liberdade, a espontaneidade e a busca pelo sentido da vida. O Louco percorre os outros 21 arcanos maiores, encontrando personagens, situações e eventos que lhe ensinam lições valiosas sobre si mesmo e sobre o mundo. Ao final da jornada, o Louco se torna o Mundo, que é a última carta dos arcanos maiores, e que simboliza a realização plena, a integração, a harmonia e o ciclo completo.

A metanálise clínica tridimensional é uma abordagem psicoterapêutica que se baseia no intuicionismo radical, uma corrente filosófica que valoriza a intuição como o modo de conhecimento mais elevado. Ela busca promover uma visão integrada e holística da realidade, considerando os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. Ela utiliza diversas técnicas que facilitam o acesso à intuição, possibilitando o desvelar do sujeito e a modelagem do comportamento maduro. Ela se propõe a tratar diversos tipos de transtornos psicológicos, como as fobias, os conflitos existenciais, a depressão, a ansiedade, entre outros.

A metanálise clínica tridimensional pode utilizar o tarot como uma técnica psicagógica, que consiste em aplicar os arquétipos e os símbolos presentes nos arcanos maiores à análise da demanda do paciente, buscando revelar as causas profundas e os significados existenciais dos seus problemas de saúde mental. A metanálise clínica tridimensional também pode utilizar o tarot como uma forma de intervenção terapêutica, que consiste em estimular o paciente a se identificar com o herói do tarot, seguindo os seus passos na jornada de superação dos desafios, enfrentamento dos medos e conquista dos objetivos.

Portanto, o tarot pode ser identificado como uma jornada do herói e utilizado na metanálise clínica tridimensional como uma forma de auxiliar o paciente no seu processo de autoconhecimento, autotransformação e autorrealização.

A pedagogia dos mitos em metanálise clínica tridimensional é uma forma de psicagogia, ou seja, a arte ou a ciência de conduzir e educar a alma. Ela se baseia na ideia de que os mitos são narrativas simbólicas que expressam verdades profundas sobre a condição humana, o sentido da vida e o destino do homem. Ela utiliza os mitos como uma técnica psicagógica, que consiste em aplicar os arquétipos e os símbolos presentes nos mitos à análise da demanda do paciente, buscando revelar as causas profundas e os significados existenciais dos seus problemas de saúde mental. Ela também utiliza os mitos como uma forma de intervenção terapêutica, que consiste em estimular o paciente a se identificar com o herói do mito, seguindo os seus passos na jornada de superação dos desafios, enfrentamento dos medos e conquista dos objetivos.

A psicagogia dos mitos está vinculada à ideia de uma psicologia perene de Yuri Mc Murray, que é o idealizador da metanálise clínica tridimensional. A psicologia perene é uma Meta-abordagem psicológica que se inspira na filosofia perene, que busca resgatar os princípios universais e eternos da sabedoria humana. A psicologia perene defende uma visão integral do ser humano, considerando as três dimensões da existência: a física, a psíquica e a espiritual. Ela se baseia nos conceitos filosóficos de Olavo de Carvalho, um dos mais influentes pensadores brasileiros da atualidade. A psicologia perene propõe que o conhecimento é uma busca pela verdade, que exige uma atitude crítica, criativa e autônoma diante das informações e das ideologias. Ela propõe que a liberdade é um valor supremo, que implica em responsabilidade, ética e compromisso com o bem comum. Ela propõe que a virtude é uma disposição para agir de acordo com o bem, que se manifesta em hábitos como a honestidade, a coragem, a justiça e a generosidade. Ela propõe que a beleza é uma expressão da harmonia, da ordem e da proporção, que se revela na natureza, na arte e na alma humana.

Portanto, a pedagogia dos mitos em metanálise clínica tridimensional é uma forma de psicagogia que está alinhada com a ideia de uma psicologia perene de Yuri Mc Murray. Ela visa conduzir e educar a alma do paciente, ajudando-o a superar seus problemas emocionais, mentais e espirituais, e a realizar o seu potencial como ser humano integral.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 14/09/2023
Código do texto: T7885571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.