Intuicionismo Radical na pratica clínica: Psicoterapia contra o problema da dessacralização moderna

Segundo Mc Murray, o intuicionismo radical aplicado à prática clínica pode ser uma ferramenta útil na solução do problema da dessacralização moderna, que é a perda do sentido sagrado da vida e da realidade, causada pelo racionalismo, pelo materialismo e pelo relativismo que dominam a cultura ocidental. Mc Murray defende que a intuição é uma forma superior de conhecimento, que permite ao ser humano acessar uma ordem transcendente do ser, que é a fonte de toda verdade, bondade e beleza. A intuição é capaz de captar aspectos profundos e sutis da realidade, que escapam à lógica racional e aos sentidos físicos. A intuição também possibilita uma compreensão mais integral e holística do ser humano, considerando seus aspectos emocionais, mentais e espirituais, além dos físicos. A intuição é, portanto, um caminho para a recuperação do sagrado, para o encontro com o divino, para a harmonia com o cosmos e para a realização da missão de vida.

Na prática clínica, o intuicionismo radical propõe uma abordagem que valoriza a escuta sensível, o acolhimento empático, o respeito à singularidade e à autonomia do paciente. O profissional de saúde deve confiar na sua intuição para captar as informações implícitas, os padrões ocultos, as origens dos sintomas e as dinâmicas subjacentes que afetam a saúde mental do paciente. O profissional de saúde deve também usar a sua intuição para orientar a sua intervenção terapêutica, escolhendo a abordagem mais adequada para cada caso, considerando as necessidades específicas e os objetivos do paciente. O profissional de saúde deve ainda estimular a intuição do paciente, ajudando-o a desenvolver a sua capacidade de autoconhecimento, de autocura e de auto-realização.

O intuicionismo radical aplicado à prática clínica pode ser uma ferramenta útil na solução do problema da dessacralização moderna, pois oferece uma alternativa ao paradigma dominante da ciência moderna, que reduz o ser humano a um objeto de estudo e de manipulação. O intuicionismo radical propõe uma visão mais ampla e profunda da realidade e do ser humano, que reconhece a sua dimensão transcendente e sagrada. O intuicionismo radical promove uma relação mais autêntica e significativa entre o profissional de saúde e o paciente, baseada na confiança, na cooperação e na solidariedade. O intuicionismo radical contribui para uma saúde mental mais equilibrada e um processo de cura mais efetivo.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 12/09/2023
Código do texto: T7883897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.