Consciência, não-consciente e inconsciente na meta-abordagem metanalítica tridimensional de Yuri Mc Murray
A Metanálise Clínica Tridimensional é uma meta-abordagem psicoterapêutica que se baseia no intuicionismo radical, que defende a superioridade da intuição na construção do conhecimento e da saúde mental. A intuição é considerada uma forma de conhecimento não linear, que transcende a lógica racional e baseia-se em percepções subjetivas, insights e conexões intuitivas. A intuição permite ao ser humano acessar informações e compreender aspectos profundos e sutis da realidade, que muitas vezes escapam aos sentidos e à razão.
É preciso entender que inconsciente e não-consciente em Yuri Mc Murray são duas coisas diferentes. O inconsciente está relacionado com a defesa da egodistonia e a busca da homeostase psíquica e da auto-afirmação, enquanto o não-consciente está relacionado com a ignorância ou fechamento da intuição, que por sua vez se relaciona com o impulso de autotranscendência. O não-consciente pode ser entendido como uma possibilidade de expansão da consciência individual. A intuição é a ferramenta e de expansão que se relaciona com a realidade com o apoio de outros três modos de operação: razão, sentimento e emoção. Intuição, razão, sentimento e emoção se combinam e se sobrepõem dialogicamente em diferentes graus, conforme o contexto e a necessidade do indivíduo.
A pergunta da Metanálise Clínica Tridimensional: "o que é isto que fala nas coisas?" é uma forma de expressar o interesse pela essência das coisas, pelo conteúdo não-consciente, o significado profundo e oculto que se manifesta nas formas sensíveis e inteligíveis da realidade. A Metanálise Clínica Tridimensional busca estimular a curiosidade e a abertura para os aspectos surpreendentes e inesperados da realidade. Busca para isso uma postura humilde e respeitosa diante do mistério da existência, reconhecendo os limites da razão e da linguagem para captar a totalidade do ser. Considerado o caráter paradoxal da realidade podemos dizer que para o humano sempre haverá o não-consciente. Essa possibilidade é o que faz da vida humana um desafio constante, sempre belo e convidativo.
A compreensão de inconsciente em Yuri também está relacionada com essa pergunta, pois o inconsciente é visto como uma fonte de informação intuitiva, que pode nos ajudar a evoluir. O inconsciente é capaz de captar o que fala em nós mesmos e que está fora dos domínios do consciente.
Consciência e Consciente são duas coisas diferentes em Metanálise Clínica Tridimensional. Segundo Yuri Mc Murray, a consciência é uma instância perceptiva do conhecimento mais elevado, intuitivo e que permite acesso e a condensação de informações que transcendem a lógica racional e a ciência. Essa ideia se baseia no intuicionismo radical, uma corrente filosófica que valoriza a intuição como a fonte primária de sabedoria. A consciência seria uma instância de passagem da percepção direta e imediata da realidade, realizada pela intuição de forma passiva, sem a mediação de conceitos ou palavras. Ela está diretamente ligada com a ideia de arquétipo, sendo capaz de integrar e harmonizar os diversos aspectos da vida humana e afetam a saúde mental.
Já o Consciente, para Yuri, é uma das instâncias da mente humana, que corresponde à menor parte dela. Ele funciona de acordo com as regras sociais, respeitando tempo e espaço. Juntamente com a intuição, ele participa da nossa relação com o mundo externo. O Consciente é apenas uma parte do nosso conteúdo mental, que pode ser percebido e controlado por nós.
Podemos diferenciar consciência de Consciente e inconsciente da seguinte forma:
- A consciência é um modo de conhecimento superior, baseado na intuição, que permite acessar a realidade de forma direta e integrada.
- O Consciente é uma instância da mente humana, baseada na percepção, que permite acessar o mundo externo de forma mediada e limitada.
- O inconsciente é a instância de posse do nosso conteúdo egodistônico, ela pode nos guiar para uma compreensão mais profunda e imediata dos aspectos emocionais, mentais e espirituais envolvidos na saúde mental.
A compreensão de inconsciente em Yuri está relacionada com outros autores que ele cita ou se inspira, como Sigmund Freud, Olavo de Carvalho, David Winnicott, Carl Gustav Jung, Viktor Frankl, Mário dos Santos, Wolfgang Smith, David Bohm, entre outros. Esses autores também valorizam a intuição como uma forma de conhecimento superior e transcendente, que pode nos levar a uma compreensão mais ampla e profunda da realidade.
Para finalizar retomemos a analogia do carro:
- O carro sendo o corpo;
- O motorista é o intelecto (intuição passiva e ativa);
- O combustível é a libido, o volante é a psique em sentido restritivo (mente), onde a interação entre motorista e carro acontecem;
- O acelerador, a embreagem e o freio são a dinâmica do desenvolvimento;
- O motor é a subjetividade;
- A marcha são as 12 camadas da personalidade;
- A direção, direita e esquerda são os dois vetores germinais do desenvolvimento transcendência e individualização;
- O trajeto percorrido é a biografia;
- O mapa do percurso é o necrológio;
- O painel é a psicossomática, o DSM e o Noodiagnóstico de Nóica, cujas luzes ascendem quando há um problema;
- O inconsciente e o pré-consciente são as bagagens no porta-malas do carro, o inconsciente são malas pesadas e trancadas e o pré-consciente são malas acessíveis, leves e destrancadas. As bagagens afetam diretamente o desempenho do veículo como um todo;
- O não-consciente é tudo aquilo que o motorista não sabe ou desconsidera sobre a viagem;
- O destino do veículo em Metanálise Clínica Tridimensional é a saude integral.