FEZES DE CÃES COM GIÁRDIA CANINA... CUIDADO QUE É TRANSMISSIVEL A SERES HUMANOS!!!

Fezes de cachorro com giardia – Entenda!

As fezes de cachorro com giárdia é uma das formas mais comuns de transmitir a zoonose.

Tanto para outros animais, quanto para os seres humanos.

Essa contaminação é comum acontecer em locais como canis de cachorro, parques, ruas e demais locais de circulação dos animais. Inclusive, os gatos e outros animais também podem contrair o parasita!

Assim sendo, um dos sinais de giárdia nas fezes dos cães é a presença de sangue e inflamações intestinais como a diarreia em cachorros.

Se você quer saber mais sobre fezes de cachorro com giardia, sintomas e como prevenir a contaminação do parasita, continue a leitura deste post.

Fezes de cachorro com giárdia – Entenda o que isso significa

Antes de falarmos sobre as fezes de cachorro com giárdia, vamos explicar o que significa uma zoonose.

Assim sendo, a zoonose nada mais é do que uma contaminação que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos através de contato com água contaminada ou vestígios da contaminação direto nos animais.

Isto é, o cachorro com giárdia ou giardíase, como também é conhecida a contaminação, sofre com um protozoário chamado giárdia lamblia. Ele se aloja e se desenvolve no intestino, causando sintomas bastante desconfortáveis.

Mas esses desconfortos nada mais são do que uma eliminação dos cistos do protozoário. Assim sendo, eles podem sobreviver por meses nas fezes do animal. Por isso, essa contaminação é considerada uma das mais fáceis de se contrair.

Como saber se meu cachorro está com giárdia?

Existem alguns sinais de como saber se o cachorro está com giárdia. Assim sendo, um deles é pela própria fezes do cãozinho que indica a contaminação.

Por isso, abaixo selecionamos os principais sintomas da giardíase em cães que vão além da observação das fezes de cachorro com giárdia.

Mudanças comportamentais nos cachorros

As mudanças comportamentais nos cachorros podem indicar que algo não vai bem com a saúde do animal. Afinal, como eles não falam como o ser humano, uma das formas de comunicar dor e outros sintomas é através do seu comportamento.

Assim sendo, o cãozinho com giárdia pode apresentar falta de apetite. Inclusive, recusando os petiscos preferidos pelos pets.

Mas também no seu dia a dia pode apresentar fraqueza durante as brincadeiras ou atividades diárias. Querendo, na maioria das vezes, ficar deitado na sua caminha.

Problemas intestinais nos cães

Os problemas intestinais nos cães são os principais sintomas da contaminação. Principalmente porque são os comportamentos mais notáveis de que algo não vai bem.

Assim sendo, os vômitos podem indicar a contaminação pelo protozoário, causando dores abdominais que podem ser observadas ao tocar a barriga do cãozinho.

Com a falta de apetite o cachorro fica desidratado, já que o parasita suga todos os nutrientes do organismo canino prejudicando o funcionamento total.

Mudanças nas fezes dos animais

Outro sintoma bastante comum são as fezes de cachorro com giárdia. Isto é, as mudanças no conteúdo defecado pelo bichinho.

Assim sendo, como o protozoário libera cistos com ovos minúsculos, a giárdia não dá para ver ao olho nu. Por isso é transmitida com tanta facilidade.

No entanto, algumas alterações nas fezes dos cachorros podem ser notadas. Como por exemplo, presença de sangue, fezes líquidas ou pastosas, com coloração acinzentada ou amarelada.

Além disso, a presença de gosma nas fezes do cachorro também é um alerta. Além do cheiro forte do conteúdo.

É preciso se atentar nos episódios de diarreia em cães. Afinal, eles são facilmente confundidos com outras infecções que possam passar despercebidas.

Como é transmitida a giardíase em cães e pessoas?

Depois de conhecer os sintomas, saiba que as fezes de cachorro com giárdia podem estar em toda parte, já que os cistos são bem resistentes. Assim sendo, confira quais são as formas de transmissão do parasita. Inclusive para as pessoas.

Fezes de cachorro com giardia – Transmitida entre fezes dos animais

Uma das formas mais comuns de transmitir a giardia é entre as fezes dos animais. Principalmente pelo método fecal-oral.

Assim sendo, como muitos cachorros transitam na rua é normal que eles façam cocô por onde passam. Mas isso é um risco para outros animais e também para o ser humano.

Desta forma, os cachorros usam a língua e o olfato para se comunicar com outros cães ou animais através dos feromônios. Por isso, a prática de cheirar e lamber coisas ou superfícies é um comportamento bem comum.

Sendo assim, por conta desse contato com substâncias e objetos, os pets estão propensos a contrair invasores no seu organismo, como a giárdia!

Contato com água contaminada

Outra forma de contrair o parasita é através do contato com água contaminada com os ovos do parasita.

Por isso, tenha cuidado ao deixar o doguinho tomar água de poças de água na rua ou de casas com cachorros que já foram contaminados.

Fezes de cachorro com giardia – Superfícies contaminadas pelo parasita

As superfícies contaminadas pelo parasita também transmitem com facilidade o parasita. Inclusive, os pertences do cachorro como potes de ração, água ou bolinha.

Assim sendo, os humanos precisam lavar bem as hortaliças, legumes e frutas. Afinal, esses alimentos também podem ser contaminados.

Contato direto com o pelo do cachorro contaminado

O contato direto com o pelo do cachorro contaminado com giárdia também é um fator de risco. Afinal, já que ao defecar, alguns ovos e cistos podem prender no pelo, patas e acessórios do doguinho.

Como é feito o diagnóstico da contaminação por giárdia?

Os comportamentos do cachorro são alertas importantes que todo tutor precisa observar. Porém, para a realização do diagnóstico de giárdia é preciso um exame mais detalhado das fezes do cachorro.

Assim sendo, coletam-se as amostras em dias alternados. Afinal, nem sempre se elimina todos os protozoários nas fezes de cachorro com giárdia. Por isso, a importância de identificar os sintomas e fazer os exames corretamente.

Tratamento de cachorros com giárdia

O tratamento de cachorros com giárdia é feito com a indicação de antibióticos para o cachorro. Afinal, eles ajudam a eliminar os sintomas e combater a infecção pelo parasita.

Assim sendo, higienize as superfícies do ambiente onde o doguinho costuma transitar. Bem como os brinquedos e acessórios do pet.

Dicas para prevenir as fezes de cachorro com giárdia

Somente o veterinário poderá prescrever o melhor tratamento para o seu cachorro. Mas você pode prevenir que as fezes do cachorro tenham giárdia, ou seja, contaminado na rua ou em locais com muitos animais.

Fezes de cachorro com giárdia – Cuidados durante os passeios com o pet

Os cuidados durante os passeios com o pet são indispensáveis na hora de prevenir a contaminação.

Evite que o doguinho tome água de poças ou tenha contato com locais onde as fezes dos animais estão expostas no ambiente.

Mantenha a higiene do ambiente onde vive o cachorro

Essa dica vai para o ambiente onde o animal vive. Assim sendo, priorize sempre a higiene do local, limpe com produtos que eliminam bactérias e sempre lave as roupinhas, caminhas e brinquedos do doguinho.

Mas a mesma dica vale para sua casa, mantendo tudo bem limpo e higienizado para prevenir tais contaminações. Aqui vale também a higienização dos alimentos antes do preparo, ok?

Fezes de cachorro com giárdia – Vacinação contra giárdia em cães

Uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção é a vacinação contra a giárdia em cães. Aplique após 8 semanas de vida do filhote.

Mas os adultos que nunca receberam a dose também devem receber as duas doses da vacina contra giárdia em um período recomendado pelo veterinário.

Faça consultas regulares com o veterinário

Priorize as consultas regulares com veterinário. Assim sendo, mantendo os exames clínicos e laboratoriais em dia para sempre verificar o estado de saúde do pet.

Mas os vermífugos a cada 4 ou 6 meses também são importantes. Além, claro, da observação das fezes de cachorro com giárdia. Afinal, elas podem apresentar mudanças na coloração, cheiro e consistência.

Nota do divulgador:- Devido ser um assunto de interesse geral e que possam querer guardar para consulta, fica liberado para ser copiado e repassado a quem tenha seus pets e quer preservá-los com saúde!!!Mas em caso de dúvidas procure seu veterinário!!! Quanto mais cedo melhor!!!

por Camila Bonatti —
Enviado por Ivan o terrivel em 23/07/2023
Código do texto: T7843615
Classificação de conteúdo: seguro