O que é psicopatologia e como prevenir os problemas emocionais das crianças

O que é psicopatologia?

Segundo a psicanálise, podemos entender a Psicopatologia como uma ciência que descreve alguns sinais e sintomas de adoecimento psíquico, que pode constituir-se na história de cada criança, conforme suas experiências de vida e de relacionamento. Designa uma constituição subjetiva ou modo de ser de uma determinada personalidade ou estrutura psicológica.

Segundo Freud (1913), a infância é o período da humanidade esquecido e que representa uma fase fundamental e determinante do desenvolvimento do indivíduo, assim como seu posicionamento no mundo de relacionamentos afetivos e seu vínculo social com o trabalho.

Como prevenir os problemas psicoemocionais das crianças?

Um ambiente positivo familiar é a base essencial para que a construção psicológica seja saudável e segura. Algumas dicas:

Essa construção inicia no ventre: seus primeiros registros emocionais são as emoções vividas pela mãe durante a gravidez.

Do nascimento até os 6 meses – o bebê entende que ele é parte da mãe, o acolhimento na amamentação e contato com o corpo materno é de estrema importância. O choro é a sua forma de comunicação. Algo lhe falta, seja afeto, colo ou alimento, frio, calor, desconforto ou dor.

Não expor o bebê a muito baralho, a lugares com muita gente, a música alta, criar e respeitar sua rotina de alimentação, banho e sono.

Após os 6 meses – o bebê precisa ser frustrado aos poucos, o afastamento da mãe e o não atendimento de suas necessidades de imediato o ensina que nem tudo está a sua disposição e ele começa a se autorregular como um indivíduo.

Os estímulos externos são importantes para o descobrir da criança e é através do tato e do brincar que ela passa a descobrir o mundo

Evitar telas ao máximo, pois as informações prontas não estimulam a criatividade e desenvolvimento da criança

Interação com os pais é um momento de acolhimento, aprendizado, confiança e conexão, quanto mais, melhor.

Converse com seu filho olho no olho, se interesse pelo seu dia, fale sobre o seu

Diga não seguida de uma explicação

Não o trate como propriedade

Não tenta realizar as suas frustrações através dele, ele é um indivíduo único com vontades e aptidões

Dedique 20 minutos do seu tempo para estar no mundo da criança

Conforme a abordagem psicológica, alguns problemas ou sintomas podem aparecer durante as fases de desenvolvimento da criança e, desse modo, influenciar suas atitudes, seus comportamentos e vínculos afetivos e suas interações sociais. Lembrando que sintomas são manifestações de algum conflito ou dificuldade que está presente na dinâmica de funcionamento subjetivo da criança e que se expressa no corpo ou na mente (sintoma cognitivo ou comportamental).

Conforme Manual Merck – Saúde para a família, 2010, os problemas de comportamento podem ter origem no ambiente social da criança ou e em seu próprio desenvolvimento, portanto é importante a observação de como ela interage com pais, família e ambiente escolar. Condutas negativas advindas desses relacionamentos podem ter sido firmados no decorrer do desenvolvimento da criança. Essa abordagem apresenta alguns pontos, primeiro:

1. Relacionamento entre a criança e seus cuidadores. Como está o vínculo afetivo da criança com seus pais, de que modo acontece essa relação? O ambiente familiar favorece ou não um desenvolvimento adequado e saudável?

*Cria-se vínculo com a criança através de brincadeiras, conversas olho no olho, tempo qualitativo com ela, interesse genuíno pelo seu dia e atividades desenvolvidas, questões: como foi feito o desenho ou a atividade, o que ela mais gostou, etc. Fale do seu dia, leia um livro juntos, curta a sua companhia.

2. Angústia ou ansiedade de separação da mãe: Diz respeito aos primeiros meses de vida da criança, como foram os cuidados da mãe e de que modo foi introduzida a separação (volta ao trabalho/introdução a escola)?

O bebê precisa aos poucos se adaptar com o afastamento da mãe para aprender a lidar com as frustrações da separação e perdas ao longo da vida, porém esse distanciamento não deve ocorrer de forma abrupta, assim a criança aprende que a mãe se afasta, mas retorna. Ao longo do tempo o afastamento torna-se cada vez mais espaçados sem ser traumático.

3. Problemas de disciplina: como a criança lida com a disciplina e de que modo

ela foi instituída pelos pais? Problemas podem estar associados a sentimentos

negativos, tais como culpa e castigo.

Muitos pensam que a criança não está atenta ao que acontece a sua volta e por isso não é tomado o devido cuidado na fala e nas atitudes ao seu redor. Para disciplinar uma criança é preciso paciência e explicação do porquê e das consequências. Ao longo do seu desenvolvimento e entendimento é importante ter responsabilidades de seus pequenos atos. Fazer a criança se sentir culpada não é sempre a melhor solução porque ela não tem o contexto do todo e sim fragmentos da realidade.

Problemas de alimentação

Esses problemas podem gerar diminuição do apetite da criança ou exagero no consumo de alimentos, ou seja, maus hábitos alimentares. Podem ocorrer por excesso de preocupação ou obrigação dos pais (MANUAL MERCK). Portanto, é necessário respeitar o ritmo de cada criança, assim como suas preferências e aptidões alimentares. Crianças também podem desenvolver um exagero no consumo de alimentos como forma de combater a angústia ou ansiedade, causada por conta de alguma situação pontual, na qual não teve o contexto e criou uma realidade emocional particular, ou por repetição de fatos e atitudes da base familiar.

É importante chamar atenção para a relação entre a criança e sua alimentação como mais um recurso afetivo, ou seja, o alimento também é simbolizado no universo infantil como algo que deve ser introduzido de modo saudável e aceitável por ela.

Problemas do sono

Problemas do sono podem se manifestar através dos pesadelos – sonhos advindos de experiências assustadoras. Isto é, vivência psicológica, cotidiana ou no ambiente social da criança, pode ocasionar sentimentos de medo ou ansiedade que, se não forem cuidados, acabam encontrando vazão nos sonhos.

Importante se atentar aos conteúdos que são trazidos nesses sonhos e buscar uma relação com alguma situação subjacente de vida que ocasionou medo, ansiedade ou até fobia na criança. O que pode ser fruto de uma experiência real ou produto de fantasia – ambos precisam ser cuidados pois estão relacionados aos sentimentos e/ou às experiências do desenvolvimento psicológico da criança. Caso seja algo que altere o comportamento da criança ou afete seu em estar, procure um psicanalista.

Aprendizado dos hábitos de higiene

Os problemas relacionados a esses hábitos envolvem a preparação e o controle da criança em relação aos seus esfíncteres. Precisa ser visto a fase de introdução desses hábitos, assim como o modo de introduzi-los. Ou seja, é mais um vínculo comportamental da criança relacionado à sua subjetividade e ao seu meio familiar e social de aprendizado e desenvolvimento.

O controle dos esfíncteres é o primeiro domínio da criança em relação ao seu corpo e a algo na vida, sente-se no controle e com certa independência. Quando mal introduzidos ou em clima de estresse e impaciência, a criança terá uma experiência emocional ruim e provavelmente terá consequências físicas como constipação.

Fobias

Esses problemas estão relacionados a um medo exagerado – ou aparentemente sem razão – de objeto ou pessoa, situação ou função corpórea. É um medo que geralmente não faz sentido da criança apresentar, mas que em sua história de vida psíquica é retomado e direcionado a um objeto, a uma pessoa ou a uma situação de forma extremamente exagerada ou impossibilitante (impede a criança de realizar suas atividades normalmente).

Hiperatividade

A hiperatividade caracteriza-se por uma elevada excitação ou atividade da criança. As crianças são denominadas de superativas ou muito ativas, de modo a apresentar um comportamento ligado à inquietação ou intolerância. Podem ser consequência de alta ansiedade, perturbação afetiva ou disfunção orgânica.

Contudo, não confundir uma criança feliz, disposta e com muita energia com problemas emocionais ou comportamentais. Criança mais agitada não é sinônimo de problema, outros fatores ou características devem aparecer para se torar um ponto de atenção.

Déficit de atenção

A criança apresenta dificuldades de concentração ou de atenção concentrada e de permanecer por longo tempo em um local ou sentada, por exemplo, assim como de persistir na execução e andamento de uma tarefa. É também sinal de ansiedade ou inquietação, tido, em geral, como um fator genético que pode ser agravado pelo ambiente.

Dificuldades de aprendizagem

Se mostram pela incapacidade da criança na aquisição do conhecimento, assim como incapacidade de utilizá-lo de modo mais amplo. Ou seja, incapacidades em utilizar habilidades específicas, tais como atenção, memória ou raciocínio – o que acaba afetando seu desempenho na escola e em seu ambiente social. As dificuldades de aprendizagem se dividem em mais de um tipo, com mais de uma causa, geralmente associadas a uma disfunção cerebral

Acompanhar e observar de perto o desenvolvimento comportamental e emocional da criança é essencial para uma infância saudável e feliz, como também, adultos seguros e independentes.

Fabiana Chuba
Enviado por Fabiana Chuba em 19/07/2023
Código do texto: T7841011
Classificação de conteúdo: seguro