Metanálise: Contexto histórico e evolução da meta-abordagem tridimensional.

A Metanálise, também conhecida como Análise Clínica Tridimensional, é uma meta-abordagem terapêutica que se originou a partir das contribuições teóricas e práticas de Yuri Mc Murray. Embora a Metanálise seja um campo relativamente recente no cenário terapêutico, suas bases estão enraizadas em uma ampla gama de disciplinas, como psicologia, filosofia, simbologia e espiritualidade.

A Meta Análise Tridimensional teve seu início em 2020 sob o nome de Terapia Tridimensional. O idealizador iniciou os seus atendimentos a pouco mais de um ano ( meados de 2022) encerrado o longo período de silêncio orientado pelo professor Olavo de Carvalho para os alunos do Curso Online de Filosofia. A Metanálise surge num contexto histórico dominado por uma profunda crise moral, decadência espiritual e vácuo do sacerdócio. Como resposta à crise pós-cristã o pensador retoma temas clássicos como a natureza da cognição humana, o papel da mente, a existência do espírito e a tese da imortalidade da alma, inaugurando assim uma psico-ontologia ou uma onto-psicologia tridimensional muito diferente do que é difundido pelo mainstream, ou no ambiente acadêmico de psicologia.

O contexto histórico específico atribuído à Metanálise tem raízes no século XVIII, pois é a partir dessa fase que a Psicologia encerra-se em sua crise de identidade, de onde até o presente momento não pôde mais sair. Impactada pelos avanços das ciências empíricas, principalmente a física, os psicólogos desse período abandonaram pressupostos anteriormente consolidados, optando por um rompimento para com a filosofia e a metafísica, no intuito de refundar a Psicologia como uma ciência autônoma, de rigor empírico – matemático, mirando um maior prestígio social.

A Metanálise Clínica entende que o resultado desse desligamento foi a fragmentação da Psicologia ainda em curso, em centenas de abordagens e como proposta estabelece a meta-abordagem como um caminho de retorno a psicologia do homem inteiro, sem com isso abandonar os avanços obtidos com as ciências empíricas, salvaguardando a autonomia da Psicologia como Ciência e Profissão. Nesse sentido, o pensamento de Yuri Mc Murray é herdeiro do filósofo Olavo de Carvalho (2017), que adota a postura fenomenológica para alçar voo ao humano real.

"O cientista não pode submeter a testes a realidade inteira, assim, na busca por evidenciar os pormenores da realidade, recorta-os do quadro geral, o que é próprio do método científico, ao ponto que o faz, produz colateralmente a ilusão do cientificismo, a paralaxe cognitiva, resultando numa consequente fragmentação." (CARVALHO, Olavo de).

A Metanálise enxerga nesse mal a raiz da crise da modernidade, a origem de toda ansiedade, desespero e depressão que vem com a falta de sentido no presente século e se opõe a ele oferecendo a oportunidade de um fato novo. Segundo o idealizador para a Meta-abordagem, a sensação da perda do senso de inteireza, unidade e integridade da personalidade, estão intimamente ligados à ausência da vivência interior e da posse do sentido religioso sendo frutos do desligamento para com o transcendente, para com os universais, da cegueira metafísica e da secularização da vida na pós modernidade.

A Metanálise é uma abordagem terapêutica com uma mensagem de resgate da tradição, dos valores do homem comum, da alta cultura e do sagrado, todavia não deixa de evoluir ao longo do tempo seja filosoficamente ou a partir de influências e estudos interdisciplinares. A Metanálise incorpora conceitos e perspectivas de várias tradições e teorias, como a psicanálise, a psicologia analítica de Carl Jung, a filosofia clássica de autores como Constantin Noica e a visão simbólica proposta por Olavo de Carvalho.

Embora seja difícil atribuir uma data precisa ao surgimento da Metanálise, pode-se dizer que ela ganhou mais destaque e reconhecimento a partir das contribuições de Yuri Mc Murray. Mc Murray desenvolveu um corpo teórico e prático, incluindo a análise tridimensional e a ênfase na integração das dimensões física, mental e espiritual do ser humano. Seus trabalhos e ensinamentos têm influenciado profissionais e estudiosos interessados em abordagens terapêuticas mais amplas e integrativas.

A Metanálise continua a evoluir e a se adaptar às necessidades e desafios contemporâneos, buscando uma compreensão mais profunda do ser humano e da busca pelo amadurecimento e plenitude. É importante notar que a Metanálise não é uma abordagem terapêutica amplamente reconhecida ou praticada em todas as áreas e contextos clínicos, encontrando-se em estágio de disseminação orgânica e oral, ainda assim tem ganhado interesse e adeptos em diversos campos, como psicoterapia, filosofia, educação e espiritualidade.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 18/07/2023
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7840305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.