Afinal, a Análise Tridimensional é ou não é Ciência?

A pergunta "o que é inteligência?" é a ponta do novelo, sem a qual não é possível sair do labirinto que se tornou a psicologia moderna e pós-moderna.

 

Ludwig Von Bertalanfy, idealizador da teoria geral dos sistemas explica que “Na Ciência moderna, a interação dinâmica é o problema básico em todos os campos.”

 

Na Psicologia não é diferente, o tom reducionista adotado pelos operadores dessa área em nosso tempo, tem contribuído para que o papel da Intuição na construção da inteligência seja negligenciado gerando um estado de confusão onde não é possível encontrar a saída, semelhante a um labirinto.

 

Essa pergunta nada mais é que a ponta do novelo que conduz para fora desse estado, onde as abordagens duelam entre si, enxergando umas nas outras Minotauros, monstros semi-humanos.

 

Embora saber manusear a espada da razão dominando as diversas ferramentas da Ciência seja fundamental, é o desenrolar do novelo que permite ao herói voltar para casa.

 

É preciso sair do automatismo e ampliar a visão para além do estreitamento produzido pela especialização. Homem e abordagem não se confundem! 

 

Somente em um corpo teórico e prático unitários, e entendendo de fato o que é o todo humano e onde ele está integrado é que se está apto para a diversidade de demandas da Clínica Terapêutica.

A Análise Clínica Tridimensional é uma postura de psicoterapia diferente de todas as outras, pois não pretende se identificar como Ciência mas integrá-la em um corpo unitário, ao serviço da terapia, não sendo possível sem uma metafísica e uma antropologia de visão inteira (holística).

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 09/07/2023
Código do texto: T7832744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.