E quanto ao colesterol, como fica?

TRECHO DO MEU LIVRO "VEGETARIANISMO - UMA MODA OU UMA EMERGÊNCIA? (TÍTULO PROVISÓRIO)

As vitaminas e os hormônios essências do nosso corpo são produzidos pelo colesterol. O sangue faz circular pelo corpo o colesterol que está presente nas células. Existem dois tipos: o HDL, que é o bom colesterol e o vilão, chamado de LDL, considerado o colesterol ruim. A tranquilidade do ser humano, advinda da paz de espírito pode ser facilmente alcançada através do equilíbrio ou do chamado ‘caminho do meio’ ensinado e praticado em quase todas as religiões orientais. Deixando a preocupação de lado e vivendo a sua vida sem excessos e positivamente você adquire sabedoria que é o que todos buscam no final das contas. Comparo a questão dos ovos com a filosofia. Quanto mais buscamos respostas para as questões fundamentais da vida, mais ficamos confusos, não é verdade? Isto se explica pelo fato de ser, a filosofia criada pelos homens e os homens são os seres mais complicados da face da Terra. Isto é ruim? Não, longe de ser ruim. Pelo contrário, é muito positivo e enriquecedor. O que seríamos nós sem as opiniões divergentes, sem as críticas e sem as dificuldades? Creio que, verdadeiros autômatos. Como ninguém, em sã consciência gosta de ser manipulado, temos, nas divergências as maiores oportunidades de desenvolver nossa autonomia. Aí, sim. Tornamo-nos autônomos, independentes. Vivemos em um mundo maravilhoso quando se trata de adquirir essa independência porque nunca estivemos tão conectados quanto atualmente. As informações estão por toda parte, convidando-nos a pensar. Exercer essa faculdade é o primeiro passo para a soberania.

Examinando a questão do ovo e do colesterol compreendemos como o ser humano é complexo. Mas a complexidade é uma bênção disfarçada de dificuldade. Em princípios da década de 1950, o doutor Ancel Keys lançou uma tese que abalou o mundo, fazendo com que o ovo caísse na berlinda como um dos piores alimentos para a saúde do homem por causa de seus altos índices de gorduras saturadas. A partir daí, nosso tão popular alimento passou a ser temido como o grande vilão do colesterol. O estudo do doutor Keys foi direcionado para as gorduras saturadas, incluindo o ovo, mas parece que este ficou com todo o ônus da culpabilidade. Depois vieram outros estudos e o panorama foi-se alterando pouco a pouco. Entretanto, ainda que as dúvidas persistam e vão continuar persistindo eternamente, a situação não é a mesma. E por que não é? Por causa da era em que vivemos. As pessoas não são mais tão influenciáveis. Elas estudam, elas pesquisam e estão anos à frente do que estavam na época do doutor Keys. Ele perdeu o mérito por causa disso? Obviamente que não. Para termos uma idéia, ele era um psicólogo, mas pesquisou e lançou livros sobre o assunto que viraram Best Sellers e mudaram o comportamento das pessoas. Ele viveu inteiramente sua crença, ainda que ela tenha caído por terra anos mais tarde. E deve tê-la vivido tão intensamente e praticado-a com tamanho vigor que foi premiado pela vida, tendo chegado aos 100 anos de idade, faltando apenas dois meses para chegar aos 101. O que é isso senão viver aquilo que se acredita?

Aonde eu quero chegar com essa passagem sobre o doutor Ancel Benjamin Keys? Que nós somos senhores do nosso próprio destino e podemos torná-lo muito melhor se nos dedicarmos a isto. Se você está sendo manipulado para e lá e para cá por notícias e opiniões divergentes, por que não ter sua opinião própria e viver de acordo com ela? Você ouve ou lê uns dizendo que o café é maravilhoso e que deve tomá-lo um pouco mais, pelo menos umas três ou quatro xícaras por dia? Que café e chá contêm cafeína e precisa afastar-se deles o quanto antes se quiser ter paz e viver bem com Deus? Ou que o ovo é o alimento mais completo que existe e precisa comer mais ovos, como o doutor Lair Ribeiro que começa o dia com três ovos cozidos ou certos artistas que ingerem dez quinze ou até trinta ovos por dia? É, de fato para deixar-nos com a pulga atrás da orelha, não é verdade?

Mas que importa isso? O que são as fake news senão consequências de uma democracia, em que falar o que pensa não é crime? Mas será que essas pessoas estão mesmo pensando ou estão querendo se promover? O ser humano sempre foi e sempre será um copiador, porque para ser original é preciso usar a cabeça e fazemos isso muito pouco hoje em dia. Contudo, não devemos nos preocupar com isso. Acima de tudo deve existir a vontade de contribuir, isso é o mais importante. Os veganos querem um mundo onde os animais não precisem morrer para matarem a nossa fome.

Penso que os ovos não precisam ser odiados e abolidos totalmente da nossa dieta se não houver exagero e se vierem de galinhas felizes que estão cumprindo sua missão sem sofrimento e sem manipulação gananciosa. Enquanto a ambição por lucro for maior do que o amor pelos animais isso vai continuar a não ser que cada um comece a pensar de forma mais abrangente, pensando na própria saúde, mas não esquecendo que a saúde planetária está em primeiro lugar; afinal, não somos a última geração que vai passar por aqui.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 25/04/2023
Reeditado em 25/04/2023
Código do texto: T7772513
Classificação de conteúdo: seguro