Sobre Transtorno Bipolar do Humor

“Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião”.

Robert M. Pirsig

Vamos falar de uma doença mental que hoje aflige uma parte da população do Brasil e do mundo: transtorno afetivo bipolar do humor. É uma doença crônica, a qual apresenta diversas fases para quem é portador(a). Não há um exame laboratorial para constatar este tipo de transtorno, sendo necessário um acompanhamento com um psiquiatra para se chegar a um diagnóstico preciso dessa enfermidade psíquica.

Caracteriza-se transtorno afetivo bipolar (TAB) por alterações de humor que vão do estado de depressão profunda à euforia extrema. Descreve-se o TAB por episódios maníacos ou hipomaníacos separados por períodos de normalidade. Acrescenta-se, além disso, que as pessoas com esse transtorno podem apresentar delírios, alucinações, em padrão sazonal, que podem levar ao acometimento temporário de suas funções cognitivas, comportamentais e afetivas.

Divide-se o TAB em tipos I e II, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5). Caracteriza-se o tipo I por elevação do humor, em uma perspectiva grave e persistente, denominada de mania, em que há episódios depressivos leves e/ou graves intercalados com períodos de normalidade e fases maníacas bem caracterizadas. Configura-se o tipo II por elevação branda de humor, descrita por hipomania, o qual requer um ou mais episódios depressivos maiores e, pelo menos, um episódio hipomaníaco durante o curso da vida.

Se a pessoa apresentar pelo menos um episódio de mania já é transtorno bipolar do tipo 1, independentemente se deprimiu ou se não deprimiu, apresentou pelo menos um episódio de mania já é transtorno bipolar do tipo 1. A maioria dos portadores de transtorno bipolar do tipo 1 são homens, os quais apresentam a fase de mania, mas não deprimem, 30% dos homens com transtorno bipolar do tipo 1 apresentam só a fase de mania e não deprimem. Já 15% das mulheres que apresentam o transtorno bipolar do tipo 1 também só apresentam as manias, mas nunca deprimem.

Pode acontecer a mania pura quando humor da pessoa está eufórico ou irritado, ela está com a ativação noturna, não está dormindo a noite ou está dormindo mal, apresenta também a fala acelerada, pensamentos acelerados, podendo gastar mais e ter um impulso sexual maior, como também pode ficar inquieta sem conseguir ficar parada. Tudo isto é a mania pura. Sendo assim, 70% de mania tem o episódio psicótico e esses sintomas psicóticos podem ser delírios ou alucinações, 70% das pessoas que tem uma mania vão ter sintomas psicóticos. E a mania mista o que é isso? A pessoa está com o humor para baixo, irritada, achando ruim as coisas, mas ao mesmo tempo o pensamento está acelerado, a energia está alta, consumo compulsivo.

No transtorno bipolar do tipo 1 também tem a depressão pura e também pode acontecer a depressão mista, frise-se, no entanto, que basta ter um episódio de mania para ser caracterizado a bipolaridade do tipo 1.

Já o transtorno bipolar do tipo 2 é um tipo menos grave de transtorno bipolar caracterizado por episódios depressivos e hipomaníacos.

Envolve pelo menos um episódio depressivo com duração de, no mínimo, duas semanas e pelo menos um episódio de hipomania com duração, no mínimo, quatro dias.

Os sintomas depressivos incluem tristeza ou desânimo. Os sintomas hipomaníacos incluem humor persistentemente elevado ou irritável.

Uma característica muito comum também no transtorno bipolar do humor são as crises de hipersexualidade, nas quais os portadores do transtorno bipolar não tem o autocontrole sobre a doença e assim pode apresentar diversos/diversas parceiros/parceiras sexuais em pouco tempo de intervalo entre uma transa e outra. Eu, por exemplo, sou portadora de transtorno afetivo bipolar do humor, mas tenho os sintomas controlados e estou em remissão há anos. E já tive relacionamentos traumáticos do ponto de vista sexual por já ter me relacionado com homens que também tem transtorno bipolar e não possuem o autocontrole. Isto porque eu sou uma pessoa que tenho um autocontrole e vivo na maior parte do tempo a castidade, então escolher uma pessoa para se relacionar que está em crises de hipersexualidade por ser bipolar é um trauma muito grande para uma pessoa sensível e casta. Não tenho preconceito com pessoas que possuam bipolaridade diferente do meu TAB, mas devem procurar se tratar para não traumatizarem as pessoas saudáveis psiquicamente e com tendência a castidade. Afinal, para ser feito um sexo com qualidade, é natural que ambas as partes estejam preparadas e sentindo muita vontade os dois lados da dupla que vai praticar o ato sexual. É ter cuidado também para quando, sem querer, se relacionar com alguém com bipolaridade em crise de hipersexualidade, a pessoa também não assumir um comportamento de bipolar sem ser na verdade bipolaridade, sendo uma pessoa normal. Daí a importância de superar os traumas sexuais em terapia.

Outra consequência também do transtorno bipolar do humor é a alteração no peso. A pessoa pode elevar muito o peso, está chegando a ficar obeso(a) ou gordo(a)/gordinho(a) e outras podem perder muito peso, ficarem muitos magros(as), secarem bastante o corpo. Isto vai depender de como o organismo de cada um(a) vai reagir as medicações (antipsicóticos, estabilizadores do humor e antidepressivos), uns(as) podem ganhar peso e outros(as) podem perder peso. E algumas pessoas com TAB podem manter o mesmo peso a vida toda mesmo tomando a medicação desde que haja uma alimentação equilibrada principalmente e um pouco de atividade física. Até porque há pessoas que tem uma boa genética e mesmo com medicações para TAB não engordam e nem emagrecem ainda que comam normalmente e não se exercite ou faça pouca atividade física.

O consumo excessivo de álcool e de drogas ilícitas (cannabis/maconha, pó de cocaína, etc), abuso sexual na infância, muitas noites de insônias, estresse e outros traumas, muitas outras situações traumáticas, o fator genética (causas hereditárias), tudo isto pode levar um indivíduo a desenvolver o transtorno bipolar do humor também.

A princípio o transtorno bipolar do humor é incapacitante. De tal modo, o(a) portador(a) de Transtorno Bipolar do Humor pode usufruir do direito de auxílio doença, aposentadoria por invalidez, BPC/LOAS. Assim como também pode ter direito a uma pensão por morte deixada pelo pai ou pela mãe se apresentou o laudo médico de bipolaridade com o CID antes do falecimento do pai ou da mãe. Assim, como tem direito a pensão por morte vitalícia, mesmo antes dos 44 anos, deixada por cônjuge (esposa, companheira, marido, companheiro) desde que se comprove o casamento civil ou a união estável e tem que comprovar também a incapacidade.

Outro direito de indivíduos com Transtorno Afetivo Bipolar do Humor é concorrer nas vagas de concurso público como pessoa com deficiência pelo CID 10 F31.1, CID 10 F31.2, CID 10 F31.3, CID 10 F31.4, CID 10 F31.5, CID 10 F31.6, CID 10 F31.7, CID 10 F31.8, CID 10 F31.9. Haja vista que, este transtorno TAB afeta à memória e à atenção/concentração, comprometendo a cognição do(a) portador(a).

Nesse sentido, se o indivíduo entrar em remissão e não apresentar mais os sintomas por meio de remédios e terapia, é possível estudar e trabalhar normalmente e se tornar médicos(as), advogados(as), juízes(as) de Direito, policiais, delegados(as), psicólogos(as), engenheiros(as), enfermeiros(as), motoristas, escritores(as), Pastores(as) de Igreja, Padres, mecânicos(as), professores(as) do ensino básico ou universitário, Técnicos(as) de Laboratório, Técnicos de Enfermagem, Técnicos(as) em geral, garçons/garçonetes, inspetores(as), biomédicos(as), farmacêuticos(as), condutores de ambulância, fisioterapeutas, atletas, jogadores(as) de futebol, motoboys, serventes de limpeza/auxiliar de serviços gerais, almoxarifes, gestores, pedreiros, empresários(as), empreendedores(as), supervisores de fábricas e comércio em geral, agentes penitenciários, bancários, Gerentes de Bancos, banqueiros, Promotores(as) de Justiça, Procuradores(as) de Justiça, pianistas, pintores, atores/atrizes, administradores(as), analistas de sistema, analistas do Poder Judiciário, estudantes e acadêmicos, educadores físicos, mergulhadores, paraquedistas, astronautas, secretárias(os), empregadas(os) domésticas(os), Assistentes em Administração, Professores(as) de História, de Filosofia, de Letras Português, de Letras Inglês, de Letras Espanhol, de Letras Francês, de Libras e Sinais, Fazendeiros(as), Agricultores(as), Servidores(as) Públicos(as), Profissionais Liberais, Motoristas de Aplicativos, Turismólogos(as), Diáconos/Diaconisas de Igreja, Oficiais das Forças Armadas, caminhoneiros(as), agentes socioeducativos(as), nutricionistas, educadores(as), cuidadores(as) de idosos, Caixas de Supermercados, Publicitários(as) e Propaganda, Bombeiros, Eletricistas, Profissionais de Tecnologia da Informação, Porteiros, Técnicos(as) Judiciários(as), Pedagogas(os), etc, desenvolvendo normalmente as suas funções até se aposentar. O tratamento inclui aconselhamento e medicamentos, como estabilizadores de humor.

Logo, o transtorno bipolar do humor não tem cura. Uma vez que o paciente apresenta quadro e CID de bipolaridade será portador(a) dessa doença mental para o resto da vida, o que pode ocorrer é a pessoa entrar em remissão do transtorno e nunca mais apresentar os sintomas, podendo ter uma vida normal.

Luana Zenaide
Enviado por Luana Zenaide em 21/03/2023
Reeditado em 20/12/2023
Código do texto: T7745720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.