OS MALES DOS MAUS CAMINHOS AO CORAÇÃO

Dia desses me chegou algo que circulava pelo "WhatsApp", um quadrinho fotográfico dum coração gorduroso (esteatótico), onde havia uma redação em inglês que falava sobre o atual debate social sobre OBESIDADE .

Antes, esclareço que recentemente surgiu uma corrente, dessas tantas das passageiras modas atuais , que nega a obesidade como sendo doença.

A premissa se baseia numa a bandeira subliminar que prega a "saúde obesa" , como um movimento de "resistência" que refuta o que chamam de "gordofobia".

Importante ressaltar que todos os lamentáveis preconceitos que enfrentamos nada têm a ver com as descobertas e orientações da Ciência em prol da vida.

Mas não vou aqui me ater a detalhes ideológicos, vou apenas argumentar que o nosso CORAÇÃO faz parte dum Sistema Cardiovascular sensível e primoroso que , assim como todos os sistemas orgânicos, funciona amparado nas leis da Física e da Química, aquelas ciências da Natureza que aprendemos precocemente lá nos bancos escolares.

Os maus caminhos do Coração são as doenças que adquirimos pelo nosso estilo de vida perenemente equivocado e que nos levam , muitas vezes, às mortes precoces evitáveis. E ao sofrimento INENARRÁVEL.

Morrer todo mundo vai...mas viver confortavelmente saudável é mais prazeroso, o que muito depende das atitudes em saúde advindas de cada um de nós.

Vou fazer uma simples analogia de DONA DE CASA.

Se você que me lê, durante um bom tempo despejar gordura DENSA das frituras no encanamento da sua pia da cozinha, logo logo você terá que chamar um encanador para desobstruir o encanamento, sobe pena de transbordar sua pia com água parada.

O cano satura de gordura, entope e obstrui o fluxo da água da torneira(que aqui pode ser comparada aos corações em sobrecarga).

Tal é da física, mais precisamente da HIDRÁULICA.

É exatamente assim com as nossas artérias de todo nosso organismo, mas em particular com aquela rede arterial que coroa nossos corações e que por isso são chamadas de artérias coronárias.

Entupida qualquer artéria, estamos diante dum infarto do órgão acometido...ou seja , a morte das células cuja vida depende daquela artéria obstruída.

Daí, o encanador colocará o famoso "stent" no cano entupido...para salvar a vida.

O coração , o cérebro , os rins e os membros inferiores os mais sofríveis nesse contexto "comórbido" da obesidade e do tudo de sério a ela relacionado! Entopem e infartam.

O organismo encharca de gordura...assim como a imagem "anatomopatológica" dum coração que chegou pelo WhatsApp.

Em resumo, acredite: mantenha seu peso ao menos próximo do ideal (o que de sobra lhe ajudará a prevenir o surgimento de pressão alta, de insuficiência cardíaca, da Diabetes tipo 2 e das demências vasculares a essas condições associadas), não fume, controle seu consumo de farinhas, sal e açúcar(sacarose), controle os níveis das gorduras sanguíneas (principalmente o LDL colesterol, o combustível para o entupimento arterial pelas placas de gorduras saturadas) movimente-se "aerobicamente" ao menos trinta minutos, quatro vezes por semana (caminhada, natação, bike, corrida) , cuide da qualidade do seu sono, gerencie o seu stress...desligue as multitelas à noite!

O difícil não é morrer, dramático é depender...do outro para viver mal.

As doenças cardiovasculares e suas acompanhantes "comórbidas", da qual a obesidade é a mais prevalente, todas também induzidas por hábitos opcionais de mau estilo de vida, crescem em demasia e são as que mais matam e invalidam no mundo todo...a cada segundo.

Com a recente Pandemia do Sarscov2, dizemos que temos uma outra Pandemia Cardiovascular contextual nela inserida.

Ame-se. Invista em você, na sua qualidade de vida! Você merece esse auto carinho!

Ninguém pode fazer pela sua saúde o que DEPENDE APENAS DE VOCÊ!

Tampe os ouvidos ao desconhecimento, às ideologias "nonsense" que pululam nas redes; e dê a chance de caminhos mais aprazíveis ao seu coração.

Preze o que você tem de mais valioso: o pulso da vida.