VACINEM AS CRIANÇAS!

 

Com a volta das aulas 100% presenciais obrigatórias e o grande espalhamento viral gerado pela variante Ômicron, os casos de Covid-19, como já era esperado, cresceram muito entre crianças de 0 a 11 anos no Rio Grande do Sul, conforme nos informa o noticiário.

 

As internações em leitos clínicos pediátricos cresceram 535% - 20 em 1º de janeiro e 107 em 11 de fevereiro - e em UTIs 300% - 12 em 1º de janeiro e 36 em 11 de fevereiro (*) - , com isso atingindo o maior número absoluto de hospitalização de crianças de toda a pandemia no RS, 143 (1). Concomitante a isso, a vacinação dessa faixa etária em primeira dose está em 21% do público alvo, insuficiente para a proteção da mesma. Assim, uma atitude urge: VACINEM AS CRIANÇAS!

 

Não bastasse o quadro atual e a necessidade premente acima descritos, os grupos antivacina continuam criminosamente espalhando notícias falsas nas redes sociais e, especificamente, uma delas é a mais prejudicial no momento: a de que o Centro de Prevenção e Controle de Doenças - CDC - dos EUA teria noticiado 12 mil mortes por causa da vacina, o que estaria levando temor a pais e prejudicando o bom andamento da imunização das crianças. Trata-se de uma infame FAKE NEWS, eis que o CDC informa apenas 9 casos devido a trombose em aplicações da vacina Janssen, que considera como exceções, e "disse que até o momento não identificou nenhum tipo de padrão que indique que as vacinas contra covid estão causando mortes de forma recorrente" (2), segundo matéria do jornal Hora Um (foto acima).

 

Protejam as crianças, levando-as para a vacinação no posto de saúde mais próximo ou no local indicado pela prefeitura de sua cidade. Aliás, fiquem atentos: no dia 19 de fevereiro, sábado, teremos o Dia D da vacinação de crianças no Rio Grande do Sul. Contra as nefastas fake news, defendamos a vida de nossos amados pequenos.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se e fiquem com Deus.

 

 

Nota:

(*) - Em relação à 1º de fevereiro, houve uma queda, pois nesse dia eram 45 crianças em leitos de UTI.

 

Fontes:

(1) - G1. Número de leitos pediátricos ocupados é o maior desde o começo da pandemia no RS. RBS TV, Telejornal Bom Dia Rio Grande, 14 fev 2022. Disponível em: <Bom Dia Rio Grande: vídeos | Rio Grande do Sul | G1 (globo.com)> Acesso em: 14fev2022.

(2) - G1. Fato ou Fake: CDC americano não registrou 12 mil mortes por causa da vacina. Rede Globo de Televisão, Telejornal Hora Um, 14 fev 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/playlist/videos-g1-fato-ou-fake.ghtml#video-10298372-id> Acesso em: 14 fev 2022.