Medicina Preventiva

 

A solução, a alternativa mais viável, Medicina Preventiva, como o próprio nome já diz, preventiva, que previni, atua na saúde da pessoa, para que esta saiba os problemas que estão acontecendo no corpo humano, e possa agir antes da doença se consolidar. Assim, é possível caminhar por mais tempo sem precisar a infraestrutura de um hospital, com internações, cirurgias, é a melhor forma de saber como está o cotidiano, saber se está fazendo realmente o necessário para ter a melhor saúde.

Ao tratar a doença quando já está instalada, é mais difícil, o corpo humano sofre mais, e numa situação de pandemia, deixará a pessoa mais fraca e suscetível a sofrer mais com as doenças pandêmicas. É preciso ter uma política de Saúde consistente, sem envolvimento da política partidária, mas com o apoio da Ciência, para ter a melhor orientação.

É evidente que uma política de Saúde Pública, mas baseada na Medicina Preventiva, é necessário ter orientações sobre esporte e alimentação, não basta fazer exames variados, é preciso tratar do corpo como um todo, e cada pessoa tem o seu próprio caminho, e isso faz com que haja a necessidade de ter uma orientação específica para cada um, uma orientação comandada pelo médico, mas que envolva outros profissionais, para ter um melhor desenvolvimento.

Até mesmo a Saúde Mental é muito importante, e ter um acompanhamento nesse sentido é necessário. Saber as necessidades do corpo humano como um todo, e as possibilidades de usar esse corpo no cotidiano, no trabalho, lazer, é o que vai fazer a diferença e conseguir prevenir doenças, ou fazer com que elas demorem muito para agir.

É preciso mudar, querer mudar, cobrar uma política de Saúde Pública, onde a Medicina Preventiva seja o suporte.