OS EFEITOS COLATERAIS DO PARACETAMOL
SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA AOS USUÁRIOS DO PARACETAMOL!!!!
" - CUIDADOS A SEREM TOMADOS COM TAL MEDICAÇÃO QUE ALIVIA A DOR>-
1. - OS PESQUISADORES DA LUND UNIVERSITY, NA SUÉCIA, E DA FACULDADE DE MEDICINA KING´S COLLEGE, DE LONDRES, DESCOBRIRAM COMO O PARACETAMOL ALIVIA A DOR.
2.- EMBORA TENHO SIDO DESCOBERTO HÁ MAIS DE 100 ANOS ATRÁS, EM 1890, E QUE SEJA USADO COMO ANALGÉSICO DESDE 1950, SEU MECANISMO DE FUNCIONAMENTO AINDA ERA DESCONHECIDO PELOS CIENTISTAS.
3.- O ACHADO DOS INGLESES E SUECOS PODE LEVAR AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS DROGAS MENOS TÓXICAS.
4.- USADO CORRETAMENTE, NAS DOSES INDICADOS PELOS MÉDICOS, O PARACETAMOL É PERFEITAMENTE SEGURO, MAS A OVERDOSE DO MEDICAMENTO, MESMO EM PEQUENAS QUANTIDADES,PODE CAUSAR DANOS AO FÍGADO, COMO APONTOU, ESTA SEMANA UMA PESQUISA BRITÂNICA.
5.- OS PESQUISADORES IDENTIFICARAM UMA PROTEINA CHAMADA TRFA1, PRESENTE NA SUPERFICE DAS CELULAS NERVOSAS, NECESSÁRIA PARA QUE O PARACETAMOL POSSA FAZER EFEITO.
6.- NO ESTUDO CONDUZIDO POR CAMUNDONGOS, OS CIENTISTAS PERCEBERAM QUE, AO RETIRAR A PROTÉINA DOS ANIMAIS, O REMÉDIO DEIXAVA DE FAZER EFEITO.
7.- TAMBÉM FOI DESCOBERTO QUE NÃO É O PARACETAMOL QUE ATIVA DIRETAMENTE A TRPAI1, E SIM UM SUBPRODUTO FORMADO A PARTIR DO METABOLISMO DO MEDICAMENTO, CONHECIDO COMO NAPQI.
8.- O PROBLEMA É QUE O NAPQI É TÓXICO.
9.- EM PEQUENAS QUANTIDADES, O FÍGADO CONSEGUE NEUTRALIZÁ-LO.
10.-EM GRANDES QUANTIDADES, PODE CAUSAR PROBLEMAS CITADOS NA PESQUISA QUE MOSTRA OS RISCOS DA OVERDOSE DO PARACETAMOL!
NOTA DOS CIENTISTAS:- " - O QUE VIMOS ACONTECER NOS CAMUNDONGOS É QUE O PRODUTO FORMADO PELO METABOLISMO DO PARACETAMOL ESTIMULA A PROTÉINA TRPA1.QUANDO ELA É ATIVADA, PARECE INTERFERIR NA COMUNICAÇÃO ENTRE AS CÉLULAS NERVOSAS SENSÍVEIS A DOR, REDUZINDO A TRANSMISSÃO DESSA INFORMAÇÃO PARA O CÉREBRO!!! " DIZ STUART BEVAN , DO KING´S COLLEGE, CO-AUTOR DOS ESTUDOS!!!
OS PESQUISADORS AFIRMARAM QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR OUTROS COMPOSTOS ANALGÉSICOS SIMILARES AO PARACETAMOL QUE TAMBÉM ATIVAM O TRPA1, MAS SEM PROVOCAR DANOS AO FÍGADO. " O ESTUDO VALIDA O TRPA1 COMO O NOVO ALVO PARA AS DROGAS DO ALÍVIO DE DOR", AFIRMA DAVID ANDERSSON, PESQUISADOR DO CENTRO DE DOENÇAS RELACIONADAS COM A IDADE, DO KING´S COLLEGE!!!