O que vem a ser a velhice
Somos constituídos de células que se renovam incessantemente. Logo, é uma falta de lógica o ser humano envelhecer. Então, porque ocorre em nós o fenômeno do envelhecimento? É pela influência mental. É natural que, com a passagem do tempo haja alterações em nossa aparência, mas a velhice em si, degradante e doentia jamais deveria existir. Se isto ocorre é porque perdemos de vista nossa condição de filhos de Deus, eternamente jovens e sadios. O que ocorre é o seguinte. Não vemos em nós a passagem do tempo nem o envelhecimento, mas nos outros; e isto se reflete em nós e achamos que vamos ficar velhos, também. E ficamos.
A totalidade de nossa constituição física é modificada a cada onze meses. Isto significa que em onze meses somos outros seres completamente renovados. Desde a pele, passando por todo o sangue, ossos, pelos e tecidos do corpo, tudo é substituído em menos de um ano. Ou seja, somos outro ser. Nossa identidade, nossa aparência continuam as mesmas, mas nosso corpo físico deu lugar a outro corpo físico.
Se esta renovação é um fato e somos feitos de células que se renovam, por que então envelhecemos? Como disse, vemos todos ao nosso redor envelhecer com o caminhar dos anos e achamos que vamos passar por isso, também. As pessoas que convivem conosco o tempo inteiro não mostram, aos nossos olhos sinais de envelhecimento. Mas quando encontramos alguém que não víamos há alguns anos, notamos o quanto essa pessoa envelheceu; isto prova que é a mente que reconhece o envelhecimento. Se animais como os mamíferos vivem, em média, três vezes a sua maturidade por que nós, seres humanos começamos a apresentar sinais de senilidade logo após os quarenta ou quarenta e cinco anos? Isso não representa sequer uma vez a maturidade humana.
Deveríamos estender nossa vida até os cento e vinte ou cento e cinquenta anos e não morrer com oitenta ou noventa anos e achar que tivemos uma vida bastante longa. O homem só deveria começar a sentir sinais de senilidade depois dos oitenta ou oitenta e cinco anos e ainda assim ter bastante energia e vigor para ultrapassar, com facilidade a casa dos cem, pois esta é a vontade de Deus: que tenhamos vida e vida em abundância.