Transtorno de Ansiedade.
O transtorno de ansiedade é uma adaptação evolutiva que poderá vir a ocorrer após ameaças reais ou ilusórias vivenciadas principalmente durante a fase infantil do desenvolvimento humano.
É possível que a sensação de medo , produzido pela vergonha ,diminua a nossa tolerância à vulnerabilidade ,causando falta de interesse, baixa motivação, falta de criatividade, falta de confiança, pouca produtividade e tudo isso poderá gerar um transtorno de Ansiedade.
Pode-se afirmar que os sentimentos de amor, a aceitação e a valorização são estruturalmente moldados por nossa família, através do que escutamos e principalmente pela maneira que observamos os nossos pais se relacionarem com o mundo.
Em consequência disso, nota-se que crianças sobreviventes de experiências traumáticas terão a sua trajetória de vida definida por aquela memória registrada mesmo que involuntariamente no inconsciente e acabam renegando e acobertando o desejo real de serem livres para vivenciarem a sua própria vida.
Todos os seres vivos, incluindo também os animais, são incapazes de abandonar a sua estratégia de sobrevivência. Isso, pois, significa que como grande resiliência à vergonha, uma criança traumatizada poderá agir da mesma forma violenta do trauma que sofreu ou permanecer ao longo de sua vida lutando contra vícios e sentimentos de vitimização em situações que claramente não o são (o falso perigo causado pelo transtorno de ansiedade).É a reação humana do medo.
Não obstante, crianças que são ameaçadas por sentimento de culpa, falta de aceitação, falta de amor, desprezo ou abandono, bloqueiam a necessidade que temos, durante o nosso desenvolvimento humano em experimentar e cometer os nossos próprios erros. Tornam-se inseguras e relutantes em acreditar nos próprios sentimentos afinal vivem em constante dúvida sobre sí mesmos.
Com um olhar psicanalítico, podemos enfim, concluir que quanto ao desprezo, abandono ou qualquer outra experiência traumática vivida na infância ,haverá como consequência o transtorno de ansiedade que transbordará na vida deste individuo adulto fazendo com que ele siga comportamentos já determinados e com isso exclua a sua própria individualidade e todos os seus potenciais.