O rei do Marrocos preside a cerimônia dos acordos da fabricação  da vacina Corona

O Rei Mohammed VI presidiu,  segunda-feira passada, no Palácio Real, na cidade do Fez, a cerimónia de lançamento e assinatura de acordos objecto do projecto de fabricação e acondicionamento da vacina anti-Covid-19 e de outras vacinas no Marrocos.

Tal projeto estruturado enquadra-se na vontade do Rei, permitindo ao Reino ter as capacidades industriais e biotecnológicas, tornando o reino na África um modelo para fabricar vacinas e outros produtos medicinais.

Tal projeto visa a produzir a vacina anti-Covid, bem como outras vacinas importantes, capaz de aumentar a  autossuficiência, em termos de plataforma no setor da biotecnologia em nível continental e internacional no campo da indústria de “embalagens”.

Tal projeto, fruto de uma parceria público-privada, visando a lançar uma capacidade inicial no curto prazo de produção de 5 milhões de doses da vacina anti-Covid-19 por mês, podendo dobrar gradativamente essa capacidade no médio prazo. Por um investimento total de US $ 500 milhões.

Tal lançamento desta distinta parceria,  objeto de uma extensão das conversas telefônicas, 31 de Agosto de 2020 entre o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, e Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, a este respeito o Marrocos tem dado um passo no sentido  de cristalizar a visão real, destinada a garantir uma gestão eficaz e proativa, perante a crise pandêmica e as repercussões decorrentes.

Ao reforçar a soberania sanitária do Reino, tal projecto preconizado perante o Rei, consolidar  o reino,  irradiando-o a nível internacional, reforçando a sua posição como fonte de segurança sanitária no seu entorno regional e continental, posicionado face aos riscos da saúde, da dependência do exterior e das flutuações políticas.

No início desta cerimônia, e após um discurso introdutório do Ministro da Saúde, Samir Meshour, especialista internacional em biotecnologia industrial,  atualmente Vice-Presidente da Samsung Biologics, apresentou este projeto como uma forma de embalar e fabricar uma vacina antiviral, bem como outras vacinas no Marrocos.

Posteriormente, o presidente e gerente geral do Grupo Sinopharm, Liu Jingchen apresentou uma intervenção a distância da China. Cujo  Mark Funk, CEO da Recipharm tem apresentado este projeto, estabelecendo as capacidades de fabricação de vacinas no Marrocos.

Nesta ocasião, seus objetivos e componentes do projeto, baseados sobre os três importantes acordos, assinados perante o Rei.

O primeiro Memorando de Cooperação sobre a Vacina Anti-Covid 19 foi entre o Estado Marroquino e o Grupo Farmacêutico Nacional da China “Sinopharma”,:

Tal acordo foi assinado pelo - Ministro da Saúde, Khaled Ait Taleb, - e chefe do grupo “Sinopharm”, Liu Jingzhen

O segundo é um memorando de entendimento sobre a preparação das capacidades de fabricação de vacinas no Reino de Marrocos entre o estado marroquino e a empresa “Recipharm”:

Tal acordo foi assinado pelo - Ministro da Economia, Finanças e Reforma da Administração,  Presidente do Conselho Administrativo do Fundo de Investimento Mohammed VI, Mohamed Benchaaboun, -  o CEO da Recipharm, Marc Funk, - e  do representante do grupo profissional de bancos marroquinos, Othman Benjelloun.

Terceiro acordo trata-se de um contrato, cuja disposição do Estado marroquino visa as instalações de embalagem estéril da empresa marroquina “Sutima”, especializada na indústria farmacêutica, bem como o fabrico da vacina anti-Covid-19 de propriedade da empresa (Sinopharma) entre a Estado marroquino e a empresa Sutima, tal acordo foi assinado pelo: - Ministro da Saúde, Khaled Ait Taleb - E a CEO da Sutima, Lamia Al-Tazi.

Ao lado destes signatários desta cerimónia, assistiram a este acordo o Chefe do Governo, Saad Eddine El Othmani, Conselheiro do Rei, Fouad Ali El Himma, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita, além do Presidente e Gerente de (banco attijariwafa), Mohamed Kattani, e Gerente Geral Presidente Banque Populaire, Mohamed Karim Mounir.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 06/07/2021
Código do texto: T7293759
Classificação de conteúdo: seguro