Serrana é grata exceção

O Instituto Butantan realizou um estudo em parceria com a USP de Ribeirão Preto para testar a eficácia da vacina CoronaVac em populações inteiras. O local escolhido foi o município do interior paulista de Serrana, cidade de 45.644 habitantes na região de Ribeirão Preto (SP).

A imunização em massa da população iniciou no mês de março e terminou em abril. Entre adultos e idosos, 75% da população recebeu as duas doses da CoronaVac.

De acordo com os dados preliminares divulgados pelo Butantan, os óbitos no município caíram 95%, os casos sintomáticos caíram cerca de 80% e houve uma redução de 86% no número de internações por covid-19. Além disso, o número de mortes entre pessoas com mais de 70 anos foi zerado. Conclusão, o Coronavírus em Serrana não foi erradicado, porém, a epidemia na cidade está controlada.

A população serranense deve ser acompanhada por pelo menos mais um ano.

Infelizmente a grande Ribeirão Preto e outras cidades da região vivem uma situação completamente oposta: hospitais lotados de pacientes com covid-19, falta de profissionais de saúde, médicos e enfermeiros exaustos e o sistema de saúde dos municípios à beira de um colapso, obrigando as prefeituras a fazerem o chamado lockdown, prejudicando ainda mais as economias locais.

Em países como os Estados Unidos, onde a vacinação da população segue em ritmo avançado, independentemente do tipo de vacina aplicada, a pandemia vem sendo controlada.

O governo brasileiro demorou muito para começar a adquirir vacinas para a imunização da população, e agora já se prevê no país uma terceira onda da doença, graças às novas variantes do vírus. Isto não é fake, é fato.

Enquanto as pessoas morrem a espera de uma vaga num hospital público ou mesmo privado, o país do futebol e da corrupção não para de dar bola fora.