Quando buscar ajuda psicológica?
Muitas vezes, ouço a pergunta de quando e do porquê devemos buscar ajuda psicológica. Quando existe o adoecimento físico, adoecimento do corpo, as pessoas tem mais facilidade em saber qual o momento de buscar ajuda do que quando apresentam sintomas mentais.
Porém, essas duas dimensões, mental e física, estão interligadas, e quando estamos cuidando de uma, automaticamente estamos cuidando da outra.
Um momento que não devemos deixar de buscar ajuda psicológica, é quando percebemos que estamos desconfortáveis em nossos pensamentos ou nas nossas emoções, e isso se manifesta quando nos percebemos ansiosos, abafados, tristes, angustiados, desanimados, a ponto de inclusive essas sensações estarem interferindo nas coisas do dia a dia.
Não significa, porém, que precisamos esperar essas sensações mais impactantes se manifestarem. As desordens mentais surgem pela combinação de diversos fatores da vida - problemas pessoais, profissionais, de relacionamentos, saúde e afins - que afetam outras três dimensões mentais que são inerentes ao ser humano: pensamentos, sentimentos e comportamentos. Na psicoterapia, o cuidado estará voltado tanto para a ressignificação dos problemas, quanto para prevenir disfuncionalidades destas três dimensões. O aprendizado de estratégias de como lidar melhor com os conteúdos dos pensamentos, as oscilações emocionais e comportamentais, ajudará a evitar o surgimento de transtornos e a lidar melhor com os fatores estressores do dia a dia.
Não deixe de buscar ajuda. E quiça, antecipe-se à fase da necessidade de ter que buscar. Cuidar da mente não é para os fracos, como alguns rotulam, mas, para os fortes que têm coragem de assumir suas fraquezas.