A recepção da Espanha do líder da RASD, afastando o fato afetar o Marrocos

No primeiro comunicado oficial do ministério espanhol, através da chanceler, Arancha Gonzalez Laia, sublinhando que as relações entre Madrid e Rabat "não vão ser afetadas" pela recepção do líder da Frente Polisário, Ibrahim Ghali, para receber um tratamento de saúde na Espanha.

A Ministra das Relações Exteriores espanhol se recusou a dar detalhes sobre a cidade espanhola, onde o sr Ibrahim Ghali está sendo atendido, nem detalhes sobre os motivos da sua vinda à Espanha, ressaltando que sua recepção foi por motivos humanitários.

A Espanha parece estar ciente de que o passo da recepção do líder da Polisario tem perturbabo Rabat. Em resposta a uma  pergunta de um jornalista sobre as repercussões do acontecimento, a Chanceler sublinhou que a entrada de Ibrahim Ghali num hospital espanhol, isso “não vai prejudicar  as excelentes relações entre Espanha a Marrocos”.

No mesmo contexto, a imprensa espanhola revelou que o Tribunal Nacional Espanhol abriu hoje uma investigação sobre a notícia sobre o dirigente da Polisario, ao entrar no território espanhol com identidade argelina,  evitando qualquer  detenção, devido ao mandado de busca contra o pretendido secretário da Frente da Polisario, Rasd.

Tal ação do judiciário espanhol ocorreu depois que a Associação Sahrawi de Direitos Humanos apresentou um pedido, por meio de seu advogado ao Ministério Público espanhol, contra  Ibrahim Ghali,  “emitindo uma declaração na qual se impede a sua saída do território espanhol” sob acusações anteriormente perseguidos, relacionados sobretudo com os “crimes contra a humanidade, sequestros, tortura e outras violencias”.

A associação da defesa das vítimas contra o dirigente da Frente separatista Polisario tem apresentado uma queixa urgente ao judiciário espanhol, pedindo ativar o seu mandado de detenção sem permitir-lhe sair do país.

Os meios de comunicação espanhóis indicaram que a recepção do líder da Polisario no solo espanhol é "constrangedora" para Madrid, perante um parceiro forte da dimensão de Rabat, lembrando das questões relacionadas com o combate à imigração ilegal,  ao terrorismo e ao crime organizado transcontinental.

O judiciário espanhol tem acompanhado Ibrahim Ghali depois de uma ação movida por um grupo sarauí contra sua pessoa em 2008, além de outros casos semelhante em 2016, em termos de "cometer genocídio, sequestros e tortura contra os sarauís".

A Espanha tentou acobertar a notícia da presença de Ibrahim Ghali no seu território, aparentemente de acordo com a Frente Polisario, nem mesmo anunciar ter  infectado pelo vírus Corona,  nem o país da recepção, até que a mídia internacional revelou a presença do liver separatista da Polisario  no Hospital Logroño perto de Zaragoza, levando o governo espanhol mais tarde a admitir tal fato.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 23/04/2021
Código do texto: T7239374
Classificação de conteúdo: seguro