CRITICA AO TEXTO Ambição de poder pessoal é doença

Caro Escritor e Psicólogo, com nome de Presidente.

Em primeiro lugar apesar de nunca ter aprofundado ao conhecimento da era do Presidente Getulio Vargas, ele sempre pareceu razoável para sua época, e assim acredito que é um dos presidentes Brasileiros mais lembrado, talvez por perdurar no poder entre 1930 até seu falecimento na década de 50.

Vamos ao que viemos aqui fazer. Estava pesquisando sobre ambição e aqui estou. Acredito apesar de ser no ramo do direito, da administração, da construção, da intermediação imobiliária e de fazendas (nasci, cresci e ainda vivo na roça), portanto não sou estudioso deste ramo da sociologia e psicologia clinica. Acredito na patologia, que a ambição poderá ser doença. Em direito lembro de uma decisão sábia de uma Juíza, que considerava que não só o pródigo era doença sujeito a interdição para evitar a delapidação do patrimônio familiar, mas também a "AVAREZA", o excesso de economia também era e estava sujeito a interdição familiar por decisão judicial. Assim acredito que tudo que é excessivo, tudo que é radical é algum tipo de doença. No caso da Ambição não é diferente. O Ambicioso em excesso por qualquer poder pessoal, financeiro, de beleza, de posse, de liderança; ou seja, o compulsivo, que age com excesso, com certeza é um doente patológico. "data vênia", tirando este fator compulsivo e enveredando para a área do poder político com intuito de atingir poder pessoal poderá ter a ver com "META A SER ATINGIDA", apesar de não justificar que o fim justifica os meios; as vezes para se chegar a fazer diferença, ou para poder atingir uma certa melhoria; a pessoal ou político terá que contornar problemas, aliciar mentes, fazer Market positivo do projeto, enfim talvez não discordando, mas acrescentando, no meu ponto de vista não é sempre possível atingir objetivo sem usar de alguma forma de convencimento e para tanto alguns atos se tornam necessários, contudo não VEJO ISTO COMO DOENÇA, e sim como TRABALHO para atingir OBJETIVOS. Acredito que na modernidade presente, principalmente quando falamos em educação, a maioria tenta impor metas aos filhos de estudos para que eles sejam vencedores. Normalmente os pais acham que é mais fácil ser feliz, se forem os filhos bem-sucedidos (isto também é ambição, as vezes doentias). Muitas vezes os filhos e mesmos os pais com esta ambição chegam ao stress total, causando problemas graves pra si e para o relacionamento familiar e social.

05h 51min ; Domingo, 29 de Dezembro de 2013 : Comentário ao texto de 1986 : Ambição de poder pessoal é doença – Autor Getulio vargas Zauza, no site blog Projeto Passo Fundo

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 16/03/2021
Código do texto: T7208679
Classificação de conteúdo: seguro