DESCOBERTO ANTIVIRAL COM POTENCIAL DE PREVENIR E TRATAR COVID-19 
 
Droga interrompeu a replicação do novo coronavírus e preveniu a entrada do vírus nas células, segundo pesquisadores.
 
Testes em laboratório com um antiviral experimental mostraram que o medicamento foi capaz de prevenir e tratar a covid-19. O estudo com os resultados foi publicado na última terça-feira, 9, na revista científica Nature.
 
Segundo os pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o antiviral EIDD-2801 interrompe a replicação do novo coronavírus e previne a entrada do vírus nas células.
 
No experimento, os pesquisadores administraram o medicamento via oral em roedores geneticamente modificados para apresentar tecido pulmonar humano, incluindo as células humanas primariamente infectadas pelo novo coronavírus.
 
O tratamento consistiu em administrar o antiviral 24 horas ou 48 horas após a exposição a SARS-CoV-2 e a cada 12 horas depois disso.
 
“Descobrimos que o EIDD-2801 teve um efeito notável na replicação viral  após apenas dois dias de tratamento – uma dramática redução de mais de 25.000 vezes no número de partículas virais no tecido pulmonar quando iniciado 24h após a exposição ao vírus”, explicou J. Victor Garcia, professor de medicina e diretor do Centro Internacional para Avanço da Ciência Translacional, e um dos autores do estudo.
 
Os pesquisadores também testaram a capacidade do EIDD-2801 de prevenir a infecção pelo novo coronavírus administrando o medicamento 12 horas antes da exposição ao SARS-CoV-2 e a cada 12 horas depois disso.
 
Com esse teste, eles descobriram que a profilaxia de pré-exposição inibiu significativamente a replicação de SARS-CoV-2 – reduzindo o nível do vírus nos tecidos pulmonares humanos em mais de 100.000 vezes.
 
Ensaios clínicos separados de fase 2 e 3 estão em andamento para avaliar a segurança do EIDD-2801 em humanos e seu efeito na eliminação do vírus em pacientes com covid-19.
 
Ainda de acordo com os pesquisadores, estudos anteriores já demonstraram que esse medicamento também é eficaz contra a infecção por SARS-CoV e MERS-CoV, o que pode ser uma importante arma contra futuros surtos de outros tipos de coronavírus.

FONTE: 
https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/descoberto-antiviral-com-potencial-de-prevenir-e-tratar-covid-19/
 
JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 12/02/2021
Código do texto: T7183113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.