Um gesto vale mais que mil palavras.
Levando-se em conta esse ditado popular, no livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal “ escrito por Allan e Barbara Pease ,é informado aos leitores que 93% da comunicação humana é realizada através de expressões faciais e movimentos do corpo.
Jung sempre afirmou que “Os universos biológico e psicológico compartilhavam as mesmas nascentes ,podendo até mesmo inclusive se fundir e influenciar-se mutuamente.
Os nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos; por nosso tom de voz; atitudes e movimentos corporais.
Por este motivo, é de fundamental importância que se aprenda a interpretar corretamente a linguagem do corpo para que possamos identificar os sinais que ele demonstra.
Os psicanalistas consideram a postura e os gestos de um paciente, a resposta sobre a natureza dos seus problemas, já que a postura e os gestos são fáceis de serem observados e interpretados.
Ainda convêm lembrar que todo comportamento tem uma estrutura e esta pode ser descoberta , modelada e mudada(reprogramada).
Na teoria e método aplicado por Moshe Feldenkrais ,concluiu-se que nós podemos nos aperfeiçoar simultaneamente nos planos das sensações das emoções e da mente, a partir de um movimento.
Observar e corrigir um movimento recorrente é uma sábia decisão isso porque o nosso sistema nervoso se ocupa essencialmente do movimento e este movimento é a base de toda a nossa tomada de consciência.