Viroses - Prevenção

INTRODUÇÃO

Muito importante destacar que o termo virose é utilizado para titular, de forma generalizada, doenças causadas por vírus, boa parte desconhecidos, e que não trazem quaisquer consequências mais graves.

Quando ocorre doenças de natureza viral trazerem consequências graves, inclusive mortalidade, então se abandona essa titulação genérica, virose, e passam a ser conhecidas por seus nomes específicos: AIDS; poliomielite; sarampo, dengue; H1N1...

Como essa série de artigos está voltada para o SAR-COV-2 e a doença por esse vírus gerada, COVID – 19, tratar-se-á da prevenção para as viroses e para o COVID-19

CONCEITOS RELEVANTES

Vírus

São seres parasitas que não possuem células e com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. Por serem tão pequenos conseguem invadir células, se transferir de uma célula para outra podendo causar doenças, viroses, nos seres parasitados.

São parasitas intracelulares obrigatórios, pois precisam entrar em uma célula, usar a maquinaria celular para reproduzir-se, transferir-se para o exterior, infectar outras células e continuar existindo.

Virose

É termo genérico, que significa doença viral ou infecção causada por alguma espécie de vírus que, nem sempre, pode ser identificado.

Apesar de o termo virose abranger todas as infecções de origem viral e o consequente gigantesco grupo de doenças, desde as mais simples, como resfriados e verrugas de pele, até as mais graves, como AIDS, raiva, hepatite e ebola, na prática, os médicos costumam reservar o diagnóstico virose, para as infecções virais leves, de origem respiratória ou gastrointestinal, que habitualmente são autolimitadas e curam-se espontaneamente, após alguns dias. As viroses graves são conhecidas pelos nomes das doenças.

Carga Viral

É a concentração, número de vírus existentes em determinada quantidade de material (sangue, por exemplo), em um indivíduo infectado. Influencia diretamente o quanto um indivíduo infectado pode contagiar outros. Quanto maior a carga viral, maior a capacidade de contágio. A carga viral está ligada a progressão da doença, cargas virais mais altas implicam maior gravidade das doenças. Pode ser medida por exames quantitativos que determinam quanto de vírus está presente em certa quantidade de material (geralmente, sangue).

Imunidade

É os mecanismos de defesa utilizados pelo organismo, como resposta às substâncias estranhas (antígenos) presentes no corpo e é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células, tecidos e órgãos de defesa.

Imunidade Inata

É a imunidade que os indivíduos já nascem com elas e se mantém em organismos saudáveis.

Imunidade Adquirida

É a que ocorre após contato com agente invasor, por exemplo, vírus e bactérias. É específica contra esse agente. Após o contato, ocorre série de eventos que desencadeiam a ativação de determinadas células, bem como a síntese de proteínas.

Imunidade Adquirida Ativa

É a imunidade adquirida pelo organismo em resposta à própria doença ou à vacinação. Dela deriva “memória” que agiliza o combate pelo sistema imune.

Imunidade Adquirida Passiva

É a imunidade adquirida pelo organismo após o recebimento de anticorpos já prontos para combater determinados antígenos. Esse tipo de imunização pode acontecer pela transferência de anticorpos da mãe para o feto, ou pela administração de anticorpos, via soro, no doente.

Imunidade Adquirida Humoral

É o principal mecanismo de defesa contra microrganismos e é mediada por anticorpos.

Imunidade Adquirida Celular

É outro mecanismo de defesa e não mediada por anticorpos, mas por Linfócitos – T (células do sistema imunológico e também grupo de glóbulos brancos – leucócitos - responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos - antígenos). Promove a destruição de microrganismos presentes nas células infectadas (ou em glóbulo branco especializado - fagócito)

RESULTADOS ESPERADOS

A expectativa com a prevenção é evitar o contágio pelo vírus, ou, no caso de contágio, que nosso sistema imunitário consiga impedir a entrada dos vírus nas células, ou, em caso de entrar, que não se replique e nos traga as doenças consequentes.

Como, em artigos anteriores, se pode maravilhar-se com a perfeição e a complexidade do sistema imune, se nós preocuparmos em mantê-lo preventivamente saudável e forte, sem esquecer os cuidados para prevenir o contágio, temos grandes possibilidades de sucesso com a prevenção e não precisar de tratamentos.

Então, podemos dizer que as medidas de prevenção às viroses são: tomar medidas preventivas para evitar que ocorra o contágio pelos vírus; manter saudável e fortalecer o sistema imune.

PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELOS VÍRUS

Os contágios pelos vírus apresentam diferentes formas de transmissão, e, portanto, apresentam também diferentes formas de prevenção.

Transmissão por Gotículas de Saliva

Esse contágio ode se dar: de forma direta, ou seja, de indivíduo para individuo por meio de gotículas de saliva, que ficam no ar após a tosse, espirro ou mesmo fala; ou de forma indireta, ou seja, quando um indivíduo toca em uma superfície contaminada e coloca posteriormente a mão na boca, nariz ou olhos.

Para evitar esse tipo de contágio: Hábitos de higiene (lavar, ou higienizar as mãos; não levar as mãos aos lábios, boca, nariz e olhos; utilizar máscaras); evitar aglomerações; evitar lugares fechados; manter os ambientes ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas; e evitar contatos com doentes.

Ilustram esses casos: Resfriado Comum – transmitido, entre outros pelos: Rinovírus, Adenovirus, Vírus Sincicial Respiratório, Coronavírus, Parainfluenza; Gripe – transmitida pelo Influenza; Gripe A (Suína, ou H1N1) transmitida pelo Influenza A; Síndrome Respiratória Aguda Grave transmitida pelo coronavírus SAR COV; COVID 19 transmitida pelo coronavírus SAR COV 2.

Transmissão por Relações Sexuais

Para evitar esse tipo de contágio: abstinência; relações extremamente seguras; relações com a utilização de preservativo.

Ilustram esse caso: Condiloma Acuminado (verruga genital, ou cavalo, ou crista de galo...) – transmitido pelo Papilonavírus Humano (HPV); Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) transmitida pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Transmissão por Via Sanguínea

Para prevenir esse tipo de contágio, evitar o contato com sangue contaminado: uso de seringas descartáveis; transfusão de sangue segura; não partilhar escovas de dente, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal; não partilhar seringas e outros instrumentos usados na preparação e consumo de drogas injetáveis e inaláveis; desinfetar e cobrir feridas.

Ilustram: Hepatite C – transmitida pelo Hepacivírus (HCV); Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) transmitida pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Transmissão por Vetores

Para prevenir esse tipo de contágio é importante evitar a proliferação dos vetores.

Aedes aegypti é vetor de várias doenças virais: Febre Amarela transmitida pelo Vírus da Febre Amarela; Dengue transmitida por quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4); Zika transmitida pelo Zika Vírus (ZIKV); Chikungunya transmitida pelo Chikungunya Vírus (CHIKV).

Para evitar a proliferação do vetor Aedes aegypti: manter o lixo tampado de modo a evitar o acúmulo de água; guardar garrafas vazias com a boca para baixo; limpar terrenos; manter calhas sempre limpas; e tampar as caixas d'água.

Os roedores são o vetor do Hantavírus transmitido pela urina e fezes e causador da Hantavirose, doença infecciosa grave.

Para evitar a proliferação do vetor, roedores (ratos): Limpar restos de alimento; descartar objetos sem uso; fechar acessos; vedar o lixo adequadamente; manter terrenos e jardins limpos; em caso de insucesso utilizar iscas de raticida; se grande a proliferação, providenciar desratização.

PREVENÇÃO PELO FORTALECIMENTO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA IMUNE

Para fortalecer e manter o sistema imunológico é importante cuidar da alimentação, adotar bons hábitos de saúde, realizar atividades que evitem o estresse, e pode ser indicado tomar suplementos.

- Alimentação e Suplementos

Referem-se aos alimentos ricos em vitaminas e substâncias que fortalecem e mantém saudável o sistema imune. São elas:

Vitamina A

Considerada lipossolúvel e muito importante para a visão e a manutenção de estruturas externas, como a pele e mucosas. Presente no: leite; ovo; cenoura, abóbora; babata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface

Vitamina B2 e B6

B2, conhecida como riboflavina, é encontrada no: leite, carnes, ovos, amendoim, nabo, couve, vagem e acelga.

B6, conhecida como piridoxina, é encontrada na: batata; banana; abacate; atum; salmão; semente de girassol; e peito de frango.

Vitamina C

Considerada a mais indicada para o fortalecimento do sistema imune e é encontrada em grandes quantidades em frutas e legumes como: abacaxi; acerola; caju; kiwi; goiaba; laranja; limão; mamão; manga; melão; morango; tangerina; agrião; alface; alho; batata com casca; cebola; pimentão; rúcula; e tomate.

Vitamina D

A dose diária recomendada para um adulto é entre 5.000 UI e 10.000 UI. Quantidade difícil de ser obtida, pois além de não ser encontrada em grandes porções, está presente em poucos alimentos: sardinha; gema de ovo; queijos; bife de fígado. A melhor fonte é o banho de sol.

Vitamina E

Substância essencial para melhorar o sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em: amêndoas; amendoim; avelã; grãos integrais; kiwi; leite de cabra; mamão; manga; molho de tomate; óleos vegetais (soja, amendoim, palma, milho, girassol e oliva); sementes de girassol; peixes; e pistache.

Zinco

Outro aliado no fortalecimento do sistema imune e encontrado nos seguintes alimentos: ostras; camarão; carnes (vermelhas, de frango e de peru); peixe, fígado; gérmen de trigo; cereais, amendoim; castanhas, legumes e tubérculos.

Selênio

Mineral com alto poder antioxidante, por isso altamente indicado para melhorar o sistema imune. A gama de alimentos onde pode ser encontrado pode aumentar quando os animais pastam e os vegetais são plantados em solo rico de mineral selênio. Encontrado no: arroz, castanha do Pará; frango; gema de ovo; queijo; repolho; sementes de girassol; e trigo.

Ácido Fólico

É encontrado em alguns alimentos, tais como: amêndoas; amendoim; avelã; brócolis; caju; cereais; cogumelos; feijão; laranja (200 ml de suco = 75 mcg de ácido fólico); leite; lentilhas (1 xícara cozida = 360 mcg de ácido fólico); levedura; milho; ovos (1 unidade = 24 mcg de ácido fólico); soja; tomate; e todos os vegetais verdes – alface; couve; espinafre...(10 folhas de alface = 136 mcg de ácido fólico).

Ômega 3

É ácido graxo, gordura que combate a baixa imunidade e estimula o funcionamento do sistema imunológico. Potencializa a atividade das células brancas do sangue. Encontra-se presente em sementes de chia, linhaça; nozes; e peixes, como: arenque; atum; cavala; salmão; sardinha; e truta . O consumo diário recomendado deve ser de cerca de 1,8 gramas — corresponde a 300 gramas de peixe por semana.

Cúrcuma

Conhecida, também, como açafrão-da-terra, raiz-de-sol, ou gengibre amarelo é nutriente com alto poder antioxidante e protege o sistema imune. A raiz seca, em forma de pó, é muito utilizada como tempero de alimentos, como condimento e corante na culinária. Além disso, a cúrcuma também é usada para a fabricação de medicamentos.

Alimentos Pro bióticos

Estima-se que cerca de 70% da saúde do sistema imunológico é controlada pelo sistema gastrointestinal. Nesse sentido, os pro bióticos são micro-organismos vivos que ajudam a equilibrar a resposta imunológica intestinal. Ou seja, são as boas bactérias, ou bactérias do bem que ajudam o nosso organismo a trabalhar bem, provendo boa saúde.

Os alimentos, que possuem essa bactérias do bem, são chamados alimentos pro bióticos: chucrute; iogurte natural; kefir; kefir de água; kombucha leite fermentado; missô; e picles.

- Adotar Hábitos Favoráveis

Expor-se ao Sol Diariamente

Tomar sol pelo menos três vezes por semana, sem aplicação de protetor solar, pois ele impede a capacidade de produzir vitamina D, e por, em média, de 15 a 20 minutos diários para quem tem pele branca, até 1 hora para quem tem pele negra e cerca de 30 a 40 minutos para quem tem um tom de pele intermediário.

O horário mais propício para se estimular a obtenção da vitamina D é entre 10h até às 15h, pois é nessa faixa que a incidência de raios UV atinge seu pico. No entanto, no verão, acima dos 30ºC, é melhor evitar o sol do meio-dia por ser muito intenso e perigoso. Para quem prefere evitar expor a cabeça, ou o rosto, a boa notícia é que deixar braços, mãos e pernas à mostra, ou 15% da superfície corporal, já é o suficiente para que a vitamina D possa ser produzida. Não adianta exposição a raios que tenham que atravessar janelas de vidro e nos horários inicio e final do dia, pois não se obtém a vitamina D.

Pratique Exercícios Físicos

Eles reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos no organismo. Pratique 30 minutos diários de alguma atividade física

Beba Água Regularmente

Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é suficiente para fortalecer a imunidade. Chás, sucos e leites vegetais não entram nessa conta.

Cuide de Seu Sono

Durma de 8 a 10 horas por noite.

Aposte no Consumo dos Chás

Chás antioxidantes como verde, hibisco, romã, gengibre, cúrcuma e maçã com canela melhoram o metabolismo, auxiliando na defesa do organismo.

- Evitar Insalubridades

Evite Drogas

Tanto as legais: álcool e tabaco, como as ilegais. Todas elas baixam muito a imunidade

Reduza o Consumo de Alimentos Industrializados

Reduza comidas congeladas, embutidos e evite substituir as principais refeições por lanches rápidos. Esses alimentos provocam infecções no organismo e baixam a imunidade.

- Remédios e Suplementos Naturais

Colostro Bovino

É suplemento nutricional rico em enzimas, anticorpos e fatores de crescimento que poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo. A dose recomendada varia entre 20 e 60 gramas por dia.

Sementes de Astrágalo

O Astrágalo é uma erva de origem chinesa. As sementes de Astragalus membranaceus têm propriedades que estimulam a ação do sistema imunológico. A dose recomendada entre 5 a 10 mg por dia.

Estimoral

É remédio que contém lisado bacteriano em sua composição. Tem a função de incentivar a ação do sistema imunológico e proteger o corpo contra o surgimento de infecções, especialmente no sistema respiratório. Como todo remédio não utilize sem orientação médica.

Equinácea

Fitoterápico com propriedades estimulantes de o sistema imunológico (imunoestimulante), além de ser comprovadamente cicatrizante, antiviral e antibacteriano. Aliada à Vitamina C e Zinco é uma ótima opção natural para estimular o sistema imunológico.

A equinácea é aparentemente mais eficaz para combater doenças e acelerar a recuperação, principalmente em pessoas que ficam doentes com mais frequência. A dose se em pó entre 1500 mg a 3000 mg por dia. No caso de extrato líquido, 6 a 9 ml por dia.

Extrato de Própolis

Substância sintetizada naturalmente pelas abelhas possui efeitos que estimulam as células do sistema imune e, por isso, pode ser utilizado no tratamento de inflamações agudas e crônicas e em doenças do trato respiratório, úlceras na pele, periodontite e sinusite.

Óleo de Peixe

Derivado dos tecidos de peixes oleosos. Substância muito indicado para otimizar as funções imunológicas.

- Vacinas

Como simplificação, podemos dizer que as vacinas, somente criadas á prevenção, bem como para controle e, até erradicação, de viroses com consequências graves, inclusive mortalidade, são simulação de contágio feita de tal forma que o sistema imune entende e reage como se o organismo estivesse sendo invadido, de fato, pelo vírus.

As vacinas previnem os indivíduos vacinados das consequências, impedindo de adoecerem. Induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra determinado microrganismo e capazes de impedir sua replicação e a consequente doença.

CONCLUSÃO

Prevenção de viroses está voltada para: evitar o contágio; e fortalecer e manter o sistema imunológico.

A prevenção ao contágio basicamente são medidas sanitárias de higiene, limpeza e comportamento social. Essa ação de prevenir depende de desenvolvimento econômico e social, educação, conscientização e responsabilidade cidadã.

A prevenção pelo fortalecimento e manutenção do sistema imunológico basicamente são medidas relacionadas à educação, nutrição e assistência médica o que, certamente, depende, também de desenvolvimento social e econômico.

Encerraremos o tema com um próximo artigo exclusivo sobre vacinas.

FONTES

bio.fiocruz.br;

brasilescola.uol.com.br;

clinicaceu.com.br;

dermomanipulacoes.vteximg.com.br;

hipolabor.com.br;

saude.abril.com.br;

tuasaude.com; e

uol.com.br.

ENDEREÇOS RELACIONADOS

VÍRUS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7057759

CARGA VIRAL, IMUNIDADE, VIROSES

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7063616

SISTEMA IMUNOLÓGICO – FUNÇÃO, TIPOS DE RESPOSTAS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7069379

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/01/2021
Reeditado em 28/01/2021
Código do texto: T7170624
Classificação de conteúdo: seguro