jogo dos 7 erros: a crise em Manaus

Imagem tirada da: Revista de Passatempos, Xô corona! UFJF, 2020. Link: https://www.ufjf.br/nucleoid/files/2020/06/VERS%c3%83O-FINAL-X%c3%b4-Corona.pdf

Manaus atingiu o limite de sua capacidade na área da saúde para tratar de pacientes. O colapso se deu na virada de quinzena de janeiro de 2021, quando não há mais leitos e nem oxigênio para tratar de tantos pacientes. É razoável lembrar que a lotação dos espaços de acolhimento dos enfermos não se dá apenas pelos agravados pela contaminação do coronavírus, mas, que há aqueles que se buscam tratamento pelas mais variadas complicações de saúde. O que contribuiu para se chegar a este ponto? Vejamos alguns erros, mas, que nunca serão assumidos pelos autores

1. O Governo federal desde o início fez e faz apologia ao negacionismo da pandemia. Além disso sabotou e sabota várias estratégias que podem minimizar os efeitos da pandemia.
2. Influenciadores que acompanham o governo ajudaram na disseminação do negacionismo, usando principalmente de fake news e teorias da conspiração..
3. O Governo Federal - aqui fez a sua parte - enviou recurso financeiro para Estados e Municípios, e, como em muitas outras cidades, a prefeitura, secretaria e fornecedores usaram de corrupção, roubaram parte do dinheiro e não otimizaram o recurso em melhorias.
4. Parte da população, sim, a população, vítima agora, fez campanha contra isolamento e promoveu vários níveis de aglomeração. Mesmo, muitos que não seguem o Governo, se reuniram, confraternizaram e celebraram a vida - sem se preocupar com a morte! - em várias festinhas clandestinas no final de 2020 e início de 2021.
5. O Ministério da saúde, o Conselho Federal de medicina e muitos profissionais de saúde, guiados pelo princípio elitista ao invés do princípio ético, confundiram a muitos sobre a forma de lidar com a pandemia.
6. O lado que defende regras de isolamento social e estratégias de contenção do vírus, focam mais em propor o fechamento do comércio ao invés de EDUCAR e CONSCIENTIZAR comerciantes e população.
7. A baixaria nas redes sociais - somo crianças brigando sobre as regras do jogo - inviabiliza reconhecer erros e encontrar soluções. Conseguimos polarizar até sobre a aplicação da vacina, que pelo menos, espera-se, seja uma forma de diminuir os números da pandemia.

Descrevo aqui sete erros apenas para fazer um trocadilho com o Jogo dos 7 erros, uma brincadeira muito divertida que todo mundo já deve ter brincado na vida. Mas aqui ela não é divertida, os erros não se limitam a sete e não desejo para ninguém!